A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

15/05/2013 17:26

Campo Grande abandona setor do turismo e desativa até City Tour

Zemil Rocha
Até mesmo o City Tour parou de rodar pela cidade há mais de 40 dias (Foto: Arquivo)Até mesmo o City Tour parou de rodar pela cidade há mais de 40 dias (Foto: Arquivo)

O prefeito Alcides Bernal (PP) levou 110 dias para escolher a nova chefia da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e do Agronegócio (Sedesc) e mesmo assim o setor de Turismo da Prefeitura de Campo Grande continua praticamente abandonado. A nova titular da Sedesc, Dharleng Campos de Oliveira, nomeada interinamente pelo prefeito Alcides Bernal e à frente do órgão há quase um mês, até hoje ainda não tem superintendente de Fomento ao Turismo, à Ciência e Tecnologia nem diretor de Turismo.

A estrutura de atendimento aos turistas está praticamente desmontada, o que coloca em risco a atração de pessoas interessadas em conhecer Campo Grande. Até o ano passado, a Capital recebia 100 mil turistas por mês. A Capital chegou a ter Centros de Atendimento a Turistas (CATs) funcionando o dia todo e parte da noite e agora os sete estão funcionando em horário reduzido de meio turno. Pelo menos um está desativado, o da Rodoviária de Campo Grande. O CAT da Morada dos Baís, por exemplo, só funciona de manhã e o do Aeroporto, no período da tarde.

Além da perda dos estagiários, o setor de turismo da Capital tinha sete turismólogos, inclusive o diretor de Fomento ao Turismo, os quais foram dispensados. Todos foram mandados embora e não contrataram ninguém para as vagas.

Até mesmo o ônibus de turismo não é mais visto fazendo passeios pelos pontos turísticos de Campo Grande. A paralisação das atividades aconteceu no dia 26 de março e duraria menos de 40 dias, mas o veículo não voltou a rodar até hoje. O ônibus passa pela primeira manutenção desde que entrou em operação em 2005 e ficaria parado até o dia 1º de maio, segundo o Campo Grande Convetions & Visitors Bureau.

“Tudo que a gente construiu foi abandonado. A gente até hoje tem reconhecimento do Ministério do Turismo, prêmios que recebemos. Jogaram tudo dentro de uma lata de lixo. Ficou na Superintendência só um mirinzinho”, afirmou Maria do Carmo, que foi superintendente de Turismo da Capital, na gestão do prefeito Nelsinho Trad (PMDB).

A desativando dos CATs, segundo ela, decorre principalmente da falta de estagiários. “Chegamos a ter 36 estagiários trabalhando no setor de turismo e pelas informações que eu tenho a atual gestão não vai mais contratar”, afirmou Maria do Carmo. “Venceu o contrato e não houve recontratação”, explicou, lamentando a perda para o município e para os estudantes que faziam capacitação em inglês, espanhol e libras para melhor atender aos turistas.Quanto aos ônibus, conforme a ex-superintendente, nunca houve antes paralisação tão longa, porque ele passava por “manutenção periódica”. Segundo ela, desde a implantação do ônibus em 2005 até o ano passado 180 mil pessoas passearam nele.

Perda de dinheiro – A ex-superintendente de Turismo da Capital adverte para a perda de recursos financeiros em razão da falta de articulação do setor de turismo sob a gestão do prefeito Alcides Bernal (PP). “A gente trabalhava praticamente com recursos federais. Nós tivemos em captação no ano passado cerca de R$ 2,5 milhões. Este ano ainda não tem nada”, afirmou ela. “Deixando de conseguir recursos porque não existe mais política para o setor. Recebo informações, mas não posso fazer nada”, contou.

Graças às articulações no Ministério do Turismo, segundo Maria do Carmo, Campo Grande conquistou recursos para obras como a reforma do Mercadão Municipal, do Teatro Otávio Guizo e do Museu Filosófico da Maçonaria.

A captação de eventos de turismo, como encontros e congressos, também está paralisada. “Não tem mais recursos para Convention Bureou para captação de eventos e para este ano não temos conhecimento de nenhum. No ano passado foram captados 14 eventos”, revelou Carmo. “Agora é só espontâneo”, emendou.

“A gente ia atrás para vender o município mesmo, fazer com que Campo Grande fosse reconhecida. Isso tudo acabou”, constatou a ex-superintendente, lembrando que também parcerias com a Fecomércio, o Senac e outras entidades também deixaram de existir. “É como se tivéssemos construindo uma casa e, feito o alicerce, quando ía começar a por tijolinhos, a obra foi abandonada”, comparou.

A chefe da Sedesc, Dharleng Campos de Oliveira, foi procurada para falar sobre o assunto, mas incumbiu à assessoria de comunicação da prefeitura de dar a resposta aos questionamentos da reportagem, mas não houve retorno.



Ola a todos!!! Eu nasci nesta cidade e vi muita gente crescer, agora vivo na Espanha e este final de ano vou voltar para minha terra outra vez, me orgulho de minha cidade, de verdade ela e linda.. a melhor capital ao meu modo de ver do brasil, as pessoas daqui são as melhores, gostaria muito de contar com vcs e sairmos as ruas para protestar contra estes políticos que estão mal gastando o nosso dinheiro, não sou politico mas sim alguém que quer ver a sua cidade crescer, gente um animal de estimação só cresce a partir do momento que paramos e lhe damos carinho, atenção e curamos suas feridas, para isso temos que arrancar dele todos os carrapatos e pulgas que estão chupando sangue... que quiser uni-se a mim o meu nome no facebook e alexandre alencar.
 
alexandre alencar em 21/06/2013 07:52:44
bernal afundando a cidade
 
samuel vosni em 16/05/2013 19:29:05
e ao contrário a nossa cidade tem pontos turisticos sim, muitos desconhecidos pelos proprios moradores, este tipo de atração existe em varias capitais do Brasil e são geralmente muito concorridos.
temos que estruturar mais o turismo, valorizar esta capital que é muito bonita, e posso dizer isso com propriedade. eu não sou daqui e conheci Campo Grande e achei uma das melhores cidades que vivi. agora se o sul matogrossense nao enxerga isso ai fica dificil.
valorizar a cidade o povo so traz crescimento.
espero que o onibus volte...
 
marcel dos santos nobre em 16/05/2013 09:59:56
Essa história de que "a voz do povo é a voz de Deus", é a maior das mentiras que já inventaram até hoje. Lembrar que não faz muito tempo, esse mesmo POVO, absolveu Barrabás e mandou Cristo para crucificação.
 
José Carlos Mesquita em 16/05/2013 09:56:35
acho lamentável ja fiz vários passeios neste onibus e achei muito legal inclusive por várias vezes trouxe pessoas de outras cidades que gostaram muito do passeio. e ao contrario
sr Carlos Santana xavier o onibus apresenta a cidade, valoriza a nossa capital, com certeza o senhor nunca fez este passeio e nao sabe o que ta falando.
o turismo movimenta muito dinheiro, aumenta empregos e traz desenvolvimento, basta saber usá-lo.

acho lamentável
 
marcel dos santos nobre em 16/05/2013 09:56:10
Não acredito!!! é um retrocesso o que está acontecendo. Como pode, uma capital ter seu setor de Turismo tratado desta maneira.
Deixa transparecer IGNORÂNCIA, muito despreparo...por parte das autoridades.
Não entendo porque não investe no Turismo do MS. O que parecia estar dando certo através da Prefeitura, acontece esse ASSASSINATO turistíco.
Pessoal!!! a cidade é capital do estado, com maior área de Biodiversidade do planeta, o que está sendo feito é LASTIMÁVEL, todos saem perdendo, inclusive, a garotada do Turísmo, que tinha um espaço para estágio, que é bastande enriquecedor para qualquer acadêmico.
 
Neyde de Oliveira em 16/05/2013 09:54:41
A ignorância do povo é tremenda mesmo, por terem colocado no poder esse prefeito, que não sabe o que é gestão, acho que desde seu programa no rádio ele já era um fantoche, mas enfim o que estamos falando é de Turismo, aí leio que não havia "vantagem" no ônibus da City tour, que esse deveria virar uma clinica odontológica móvel. Campo Grande é uma capital linda e tem atrativos, porque não explorar?, é por isso que aqui não tem muitos Hotéis de nível, pra que se o próprio povo daqui não acredita no potencial turístico da cidade, se o povo mesmo não tem amor por onde vive.
 
Andre Aranda em 16/05/2013 09:54:23
Dona Maria do Carmo,a oito anos não éra feito manutenção no onibos da city tour, como disse só manutenção periódica,quer dizer ""estragou, concerta"", e como conduzia tantos turistas com certeza estavam em perigo nesse transito maluco de CG,e agora a culpa é do Bernal que não faz cinco meses que está na administração da prefeitura? com certeza esse onibos depois dessa manutenção,vai ficar bem melhor,e mais bonito, e seguro,dando boas vindas aos nossos turistas.
 
Teresa Moura em 16/05/2013 09:51:18
O imobilismo da atual gestão é preocupante. Reconheça-se que é zero a colaboração do governo do estado e, muito menos da câmara dos vereadores. Quem paga o pato pela briga política são os campograndenses.
 
Eduardo Figueiredo em 16/05/2013 09:38:31
Como diz um amigo meu que veio do Parana, aqui é o estado dos pistoleiros. é o que se ouve em outros estados. cuidado que la é so na bala, o povo anda armado.......
Infelizmente, campo grande vai acabar se tornando uma cidade isolada.........
 
gabriel silva em 16/05/2013 09:25:37
O Bernal está sem dinheiro, tudo isso devido aos vereadores que estabeleceram regras para movimentação do nosso dinheiro. Infelizmente o Bernal deve dar preferencia para setores mais emblemáticos. O povo deveria ir perguntar ao Vanderley Cabeludo que perdeu a boquinha das marmitas e está tremendamente irritado com isso, e um outro certo vereador que perdeu o abastecimento de combustivel da capital. Começem a olhar esse lado e você verá o real motivo do por que a cidade está ficando desse jeito. "O maior castigo para quem não gosta de política é ser governado pelos que gostam".
 
arnaldo marques em 16/05/2013 09:05:42
Quem é daki pode acostumar com as atrações e achar q CG não tem, mas tem e muitas.. Prova disto é o próprio bus tur q quase nenhum campo-grandense tem a iniciativa de conhecer e sempre tem gente, gente de fora q quer conhecer as belezas da cidade morena!! Este tal de Brunno parece ter o mesmo espírito do Bernal, ser contra Campo Grande, tentar acabar com uma das capitais mais belas do Brasil.. pelo sobrenome do indivíduo já percebe que é um otário q não conseguiu vencer nas origens e veio pra CG pra conseguir ter o q comer ganhando dinheiro através das riquezas da nossa Capital.. Mas comece a se preocupar pois se continuar como o Bernal quer daki uns dias tudo vai parar e vc vai ter que voltar pra merda da sua cidade de origem OTÁRIO!!!
 
Antônio Carlos Silva em 16/05/2013 09:00:57
Realmente, concordo que esse onibus deveria se tornar algo voltado para a saude. Campo Grande não tem nada de interessante prá mostrar aos turistas... aqui é só o ponto de chegada prá quem quer ir conhecer o Pantanal, nada mais. Cidade morta que se orgulha em ser caipira.
 
Isadora Eluna Flaser em 16/05/2013 09:00:48
Concordo com o Brunno Gaspar,ou então uma Biblioteca movel,o que não pode é deixar um ônibus desse parado se acabando com o tempo,o que mais tem é utilidade para ele.
 
Elisângela Oliver em 16/05/2013 08:56:00
Escreve o que eu to falando: o Tribunal de Contas vai cassar o mandato do Bernal. Só tenho visto notícias de que o atual prefeito tem feito coisa errada na sua gestão...será que isso tudo é invenção? Acredito que não. Esse slogan de "Primeiro as pessoas" só fez propaganda de equipar ambulâncias que estavam paradas na gestão anterior, mas, cadê a política de turismo? Será que o prefeito não vê que isso gera renda pra própria cidade? É Bernal....tá difícil né? Era fácil quando Vossa Excelência ficava criticando o governo anterior atrás de um microfone de rádio....agora tá sentindo na pele que governar uma cidade é muito mais do que tecer palavras bonitas...
 
João Tavares em 16/05/2013 08:53:39
Nada está tão ruim que não possa piorá, quem mandou votar no homen, agora vamos ter que aguentar, não posso nem reclamr não votei. Que pena sentia orgulho quando via o ônibus cheio de turistas passando pelo Parque dos Poderes.
 
Cléo Bueno em 16/05/2013 08:51:08
Carlos Santana xavier,
Esse ônibus passeava pela periferia sim. Eles mostram por exemplo o bairro que foi criada para os índios e que inclusive tem uma rádio comunitária própria.
Todos os meus amigos que vinham à Campo Grande elogiavam o Parque dos Poderes, Parque das Nações Indígenas e a limpeza da cidade.
Acho que você poderia conhecer um pouquinho mais da cidade que você vive.
 
Cleberson Silva em 16/05/2013 08:47:09
Essa gestão da prefeitura está uma vergonha, ao invés de continuar e melhorar o trabalho de Nelsinho Trad, o dito cujo abandona o setor e ainda despede quem trabalhava para destacar Campo Grande aos turistas nacionais e internacionais. Lamentável!
 
Bárbara Santos em 16/05/2013 08:43:05
É uma lastima uma capital como a nossa estar nas mãos de pessoas despreparadas e oportunistas. Mais isto é apenas o reflexo de uma importante decisão (voto) tomada pelo calor da emoção e por insatisfações pessoais. Sofremos todos, os ricos, os pobres os instruídos e os sem instruções.

Este é apenas o reflexo de nossas escolhas, apesar de eu ter buscado uma escolha diferente na hora do voto.

Não tenho nada pessoal contra o prefeito atual, nem pelo anterior, só não admito tentarem me desqualificar e tentarem fazer mal para minha cidade e para meu povo.

Avante Campo-grandenses devemos ter fé em nossa gente em nossa cidade e nos poucos homens de bem que ainda existem por ai!

Amo muito Campo Grande,aqui escolhi estudar,morar,me casar e lutar pelo que vale a pena na vida! Rumo a vitória.
 
BRUNNO DOMINGOS OJEDA em 16/05/2013 08:41:30
Campo Grande é sim uma cidade turística, movimentada pelo turismo corporativo, altamente lucrativo e com uma sazonalidade bem pequena, visto que, o público corporativo permanece na cidade de segunda a sexta-feira lotando os hotéis e movimentando a economia praticamente de março a dezembro. Esse público vem de grandes centros do país e ficam impressionados com a mobilidade e planejamento da cidade, além de pontos turísticos que nós não damos tanta importância como Mercadão municipal, Feira Central, Parque das Nações Indígenas e o fato que poder visitá-los de forma eficiente e rápida. Precisamos fomentar a capitação de eventos e congressos para explorar os pontos positivos da capital em relação a outras cidades inchadas e sem possibilidades de uma evolução eficaz como a nossa capital
 
Jaconias Souza em 16/05/2013 08:38:51
Mostrar o lado avesso da cidade?????????? Caro Sr Carlos Santana Xavier, o City Tour foi criado com o intuito de mostrar os principais pontos turisticos da cidade, alem de contar a historia de Campo Grande, falando tambem das nossa cultura e nossas tradiçoes durante o percurso, assim como é feito em outras capitais brasileiras como Curitiba/PR, entao não fale o que não sabe!!!!! Caso o Passeio retorne, gostaria que fosse, e percebera que é um otimo dinheiro investido para sua cultura pessoal, alem de que o passeio nao é caro e é bom para relaxar e desestressar!!!
 
George Serra em 16/05/2013 08:12:06
Quem acha que Campo Grande não tem atrações turísticas deveria voltar pra sua cidade natal: Nova Iorque, Paris, etc. Ônibus odontológico já existe. "O pior cego é aquele que não quer ver." Quem votou no BERMAU está tendo o que queria - mudança. Realmente nossa cidade mudou mas pra pior. É lamentável uma cidade tão bonita e agora desenvolvida retroceder. É lamentável...
 
Teresa Graça em 16/05/2013 08:03:51
Para muitos cidadãos o segmento não tem importância pela falta de conhecimento sobre a importância econômica e cultural. Valorizar o turismo é valorizar a cultura, é trazer divisas e é acolher bem.
 
johnny m. larroque em 16/05/2013 07:55:58
Não sei o que é mais triste: Estar morando longe de minha cidade (por opção financeira), ou ver as matérias (inúmeras) que diariamente me dão a certeza de não pensar em voltar mais devido tanto desmando e desleixo com a cidade que sempre me orgulhei.
Será que o povo vai deixar os políticos acabarem com o pouco nome que temos e jogar tudo na lata de lixo?
Deixem de ser omissos, está na hora de cobrar àqueles que vocês nomearam representantes através das urnas e EXIGIR que se faça de Campo Grande-MS uma cidade de brilho e respeito; só estou vendo estilhaços pela janela!
 
Francisco C. Araujo em 16/05/2013 07:35:37
FICO TRISTE COM ESTES COMENTÁRIOS, PESSOAS FALAM O QUE NAO TEM CONHECIMENTO, VAMOS CONHECER MAIS AS CAUSAS PARA COMENTAR, AQUELE ONIBUS, PASSA POR PERIFERIA SIM, E CAMPO GRANDE TEM PONTOS TURISTICOS SIM, SÓ QUE EU MORO AQUI E JÁ ACOSTUMEI COM ELES, PARA QUEM VEM DE FORA, ELES FICAM ENCANTADOS, COM LAGO DO AMOR, NOSSAS ESCULTURAS DE ANIMAIS DO PANTANAL, PARQUE DO INDIO, PARA MIM É TUDO SIMPLES, MAS É PONTO TURISTICO.
 
MARIO ROQUE em 16/05/2013 07:10:01
A cidade ja está abandonada mesmo, um item a mais, outro a menos, não faz diferença.
Faz um favor e abandona a prefeitura tbm.
 
Francis P. Lucas em 15/05/2013 23:23:50
Em julho do ano passado (logo, na gestão passada), fiz o passeio do City tour com 4 crianças. O ônibus estava em péssimas condições, inclusive com vários bancos sem cinto de segurança na parte superior. A guia pouco falou da história dos poucos monumentos pelos quais passamos, quase nada acrescentou aos nomes de ruas e avenidas.
O descaso com essa interessante fonte de conhecimento ( e de divisas para a cidade) não é de hoje.
Hoje está piorando, pelo visto.
 
Neusa Pavão em 15/05/2013 22:13:10
kkkkkkkkkkkkkk....E o Bernal?? Tá proibindo shows, abandonando o turismo.....
 
Juliana Alves em 15/05/2013 21:49:47
Infelizmente pessoas despreparadas para atuar em áreas como o Turismo, só temos que lamentar o fato, pois Turismo traz sim muitos beneficios para uma cidade, quem nunca fez o passeio nesse onibus não tem ideia como é bom falar de História, cultura e vivencia dos que Amam sua cidade e sua historia, quer dizer historia não tem importancia para seres que não dão valor a sua propria historia. Lamentavel. Não nasci em Campo Grande mas conheci uma cidade que fui apaixonado, bem como todo o Estado, como dizem quem mora numa cidade não a conhece de verdade, vivem em seus mundinhos que não tem tempo para apreciar o que é bom.
 
Andre Pereira Rodrigues em 15/05/2013 21:32:07
Que horror , o que mais esse prefeito vai se desfazer, o City Tour é um meio das pessoas conhecerem os pontos turísticos da nossa cidade.
 
klau gomes em 15/05/2013 21:21:13
É Buno Gaspar, você está coberto de razão mostrar, o que em Campo Grande. A cidade que está abandonada, as praças cheia de mato, lixo na rua, total descaso com a internet nos terminais de ónibus, e o descaso total do Sr prefeito, com a beleza que tinhamos orgulho de mostrar em nossa Capital Morena, que hoje está a merce de um radialista demagogo, e inconsequente. Eu que não nasci, aqui tinha orgulho de falar das belezas e prosperidade de Campo Grande, hoje começo ater vergonha de mostrar a cidade aos empresários que me visitam aqui.
 
Sidnei Arioza em 15/05/2013 20:43:56
Bom pra que gastar dinheiro errado mesmo, não temos nada de tão interessante por enquanto, que atraia turistas...e alguns eventos que atraem... estão empurrando para outras cidades, querem que vire uma cidade fantasma? onde as pessoas só saiam de dia? resumindo....
 
Caio Prado em 15/05/2013 20:10:48
Existe muita coisa para organizar na casa; É uma nova gestão e com certeza todos os contratos, acordos, compras da gestão anterior precisam ser revisadas, tem muita coisa sem sentido e sem necessidade. Não sou a favor de Nelsinho e nem de Bernal, mas neste primeiro momento concordo com o "freio" do Prefeito. Um exemplo é a operação sangue frio, todo mundo sabia, mas agora fica um jogando pro colo do outro..Imagina o que nao deve ter de podridão por ai.. aff. acorda meu povo!
 
Kika Costa em 15/05/2013 20:10:01
Boa noite... é triste ver o que se perde, principalmente na área do turismo devemos lembrar que cada coisa em seu lugar então há verba para todos os segmentos o que precisa é saber administrar.... Administrar gente é tudo!!!! Eu considero uma grande perda se o ônibus não voltar a rodar Campo Grande, pois imagina eu morro há vinte anos e somente fui conhecer algumas atrações (museus e pontos históricos etc..) de Campo Grande quando fui fazer este passeio...Fico triste quando se fecha um trabalho desenvolvido por anos... temos que melhorar sempre e não retroceder. Fica a Dica Bernal.....
 
Joana Martins em 15/05/2013 19:47:14
A culpa não é do prefeito, e sim do povo sem cultura que o elegeu,,,Todos nós sabemos que muita coisa ainda vai acontecer referente a regressão de Campo Grande.
 
w miguel em 15/05/2013 19:40:50
realmente e triste o fim do city tur , mais é uma realidade , eu vi o ônibus de perto e estava todo arrainhado e desbotado , mais uma coisa é certa e tenho a certeza que muitos concordarão comigo, " em um estado que nem a presidenta sabe onde que fica como investir em turismo.quem viaja para outro estado sabe que é uma novela quando você fala que é de campo grande, já tive em lugares que quando falei que era de campo grande, me perguntaram campo grande , rio de janeiro ou da Bahia ? desculpe minha falta de informação mais eu não sabia que tinha campo grande na Bahia ! ..mais tem e o cara lá em ribeirão sabia.Eu respondi ,-não é campo grande capital do mato grosso "do sul", ai ficou pior o cara me pergunta ... Ué a capital não é Cuiaba? primeiro precisamos mostrar ao mundo nossa identidade.
 
theodore abu em 15/05/2013 19:08:49
Guri arteiro com brinquedo novo é assim mesmo: desmonta tudo, depois não consegue juntar as peças. Enquanto não leva uma coça, não aprende.
 
Hilda França em 15/05/2013 19:07:58
Isso é muito triste. Uma cidade como Campo Grande, com tantos atrativos, vem perdendo em cultura e turismo.
 
Samuel Aguiar em 15/05/2013 19:03:34
...e isso ai ,que mais poderiamos esperar de uma pessoa que so entende de radio kkkk ,ta fazendo tudo erado ,mexendo em coisas sem sentido em vez de se proculpar com outras coisa mais seria haha
 
cleide laura em 15/05/2013 19:01:56
Um ônibus caro destes poderia muito ser uma clínica odontológica itinerante. Campo Grande não tem atrações turística, de fato, que justifiquem um investimento desta monta para mostrar (o quê?) a cidade.
 
Brunno Gaspar Humemn em 15/05/2013 18:57:03
É isso mesmo prefeitura, faça tudo para acabar com Campo Grande...
 
Vladimir Gomes em 15/05/2013 18:49:46
Boa Noite , na Bíblia que o Prefeito da na Rádio , no seu programa , diz que o mundo vai acabar , vai saber se ele não esta preparando todos nós , pq parece que vai começar por Campo Grande .
 
Roger Lopes em 15/05/2013 18:45:34
nunca vi vantagem alguma nesse tal de city tur apenas para causar mais congestionamento na cidade.
faço a pergunta se alguem ja viu esse BUS na periferia da cidade, servia apenas para mostrar o lado avesso da cidade.
 
Carlos Santana xavier em 15/05/2013 18:31:45
Campo Grande está se acabando, tudo culpa desse Prefeito. Que pena!
 
CRISTINA PEREIRA em 15/05/2013 18:26:22
E quando nós achávamos que a coisa já estava ruim, ela com certeza poderia piorar. E piorou. Campo Grande é linda, infelizmente não temos tantos pontos turísticos como as cidades interioranas do nosso estado, e agora, retirando os benefícios do mandato anterior Campo Grande novamente será uma cidade morta, sem atrativos para o turismo, deixando de gerar empregos e renda. Muito triste.
 
Luana Montalvão de Almeida Dias em 15/05/2013 18:25:36
É isso aí... o último a sair, fecha a porta e apaga a luz....