ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Campo Grande abre processo para poder testar vacina em adolescentes

UBS passará por avaliação e prazo para certificação é de até 60 dias; ideia é que adolescente entre 16 e 18 anos sejam testados

Liniker Ribeiro e Ana Paula Chuva | 15/01/2021 17:52
José Mauro Filho, secretário municiál de saúde (Foto: Marcos Maluf)
José Mauro Filho, secretário municiál de saúde (Foto: Marcos Maluf)

A Sesau (Secretária Municipal de Saúde) anunciou que a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Batistão passará por avaliação, na próxima segunda-feira (18), como parte do processo inicial para novos testes da vacina contra a covid-19. A intenção é que o espaço sirva de local para testagem de adolescentes entre 16 e 18 anos.

De acordo com o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, a visita técnica programada para o início da semana tem por objetivo tentar a certificação para a terceira fase de estudos, processo que pode demorar até dois meses.

“Essa certificação demora de 30 a 60 dias pra sair. Aí vem a fase de protocolos e depois início dos testes que a princípio serão feitos em adolescentes de 16 a 18 anos”, revelou.

De acordo com o titular da pasta, a faixa etária pode ser alterada até o início dos teste, caso a mudança seja prevista pelo Ministério da Saúde.

José Mauro filho também destacou que três vacinas deverão ser testadas em adolescentes. Apesar de não citar os nomes das vacinas, ele afirmou que uma é de nacionalidade chinesa, outra desenvolvida pela empresa Johnson & Johnson e a terceira seria novidade entre as que já estão sendo testadas por aqui.

Detalhes de como deverá funcionar a vacinação ainda serão definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, possivelmente, já na próxima segunda. A Sesau apenas antecipou que os testes serão feitos mediante inscrição.

Professores – De acordo com o secretário, como os profissionais da educação não estão inclusos no Plano de Vacinação do Ministério da Saúde, a Sesau aguardará definição para sabe se eles serão vão fazer parte ou não dos grupos prioritários.

Nos siga no Google Notícias