Canal registrou mais de 26 mil denúncias contra telemarketing abusivo
Em Mato Grosso do Sul, no entanto, número foi baixo
Canal criado pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) registrou nos primeiros 100 dias de funcionamento 26.674 denúncias contra operadoras de telemarketing que fazem ligações de forma abusiva aos clientes. Em Mato Grosso do Sul, segundo informou o Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram 235.
A plataforma foi criada justamente para inibir ligações insistentes de empresas que ofertam produtos ou serviços sem que o dono da linha tenha permitido. Tanto que 92% dos consumidores que registraram denúncia afirmaram que não contrataram serviço junto a quem ligou.
Além disso, quase 100% dos denunciantes disseram não ter permitido que a empresa ligasse para oferecer qualquer coisa. De acordo com a Senacon, Minas Gerais foi o estado campeão em denúncias com 8,8 mil, seguido por São Paulo e Rio de Janeiro com 6,3 mil e 1,1 mil, respectivamente.
Na última semana de outubro ficaram no topo do ranking empresas de telefonia e bancos. A lista das 10 mais denunciadas está disponível na página do Ministério da Justiça e Segurança Pública.