ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Capital tem 14 áreas em situação de risco para dengue, aponta boletim

Outras 47 áreas se encontram em estado de alerta e apenas 6 têm índices considerados satisfatórios.

Gabriel Neris | 22/01/2019 17:28
Larvas do Aedes aegypti se proliferam em copo (Foto: PMCG/Divulgação)
Larvas do Aedes aegypti se proliferam em copo (Foto: PMCG/Divulgação)

Primeiro LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) de 2019 aponta que 14 áreas de Campo Grande estão em situação de risco, outras 47 em alerta e apenas 6 têm índices considerados satisfatórios.

Os números foram divulgados nesta terça-feira (22) pela CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Em comparação com o último levantamento, realizado em novembro, houve queda de 27 para 14 áreas em estado de alerta.

As áreas identificadas pela Sesau são a UBSF Paradiso, a UBSF Vida Nova, Bairro Amambaí, Cruzeiro/Autonomista, UBSF Estrela Dalva, UBSF Maria Aparecida Pedrossian, UBS Tiradentes II, UBS Universitário, UBSF Cidade Morena, UBSF Cohab, UBSF Alves Pereira, UBS Jockey Club, UBS Dona Neta e UBSF Sírio Libanês.

Conforme o levantamento, a área mais crítica é da UBSF Alves Pereira (7,3%), seguida da UBS Universitário (6,3%) e UBSF Vida Nova (6,1%).

Dados epidemiológicos da Sesau apontam que foram notificados 451 casos de dengue, 6 de chikungunya e de zika. Em janeiro do ano passado foram 374 casos de dengue, 27 de chikungunya e 22 de zika.

O secretário Marcelo Vilela afirma que o aumento já era esperado devido ao período chuvoso e pede conscientização da população para combater os focos que possam contribuir na proliferação do mosquito.

“Diferente do que muita gente pensa, a maioria dos focos do mosquito está dentro de casa. Naquele vaso de planta que fica no quintal, na calha entupida e em materiais inservíveis jogados no quintal. Portanto é preciso que isso sirva de alerta para a população”, disse.

Nos siga no Google Notícias