ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SÁBADO  21    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Policiais federais cobram criação de fundo de combate ao crime organizado

Ato é para pressionar o Governo Federal a encaminhar ao Congresso Nacional o projeto de lei

Por Viviane Oliveira | 21/02/2026 17:52
Policiais federais cobram criação de fundo de combate ao crime organizado
Imagem da penitenciária federal em Campo Grande, localizada na região sul da cidade, na saída para Sidrolândia (Foto: arquivo / Campo Grande News)

A Mobilização Nacional Permanente pela criação do FUNCOC (Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas) terá início nesta terça-feira (24), às 10h30 (horário de Mato Grosso do Sul), em frente à Penitenciária Federal em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Policiais penais federais, policiais federais e policiais rodoviários federais iniciam mobilização nacional pela criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (FUNCOC). O primeiro ato acontece nesta terça-feira em frente à Penitenciária Federal de Campo Grande.A mobilização visa pressionar o Governo Federal a encaminhar ao Congresso Nacional o projeto que institui o fundo, anunciado em novembro de 2025, mas ainda não enviado. O FUNCOC destinará recursos para ações de enfrentamento ao crime organizado, incluindo investimentos em inteligência e tecnologia.

O ato é organizado pelo SINPPF-MS (Sindicato dos Policiais Penais Federais em Mato Grosso do Sul) e integra movimento nacional que reúne policiais penais federais, policiais federais e policiais rodoviários federais. A mobilização ocorre simultaneamente em diferentes estados e é coordenada pelas entidades representativas das categorias.

Segundo o sindicato, o ato é para pressionar o Governo Federal a encaminhar ao Congresso Nacional o projeto de lei que institui o FUNCOC. O fundo público terá como finalidade garantir financiamento permanente para ações de enfrentamento às organizações criminosas, com investimentos em inteligência, tecnologia, estrutura operacional e fortalecimento da segurança pública federal.

Embora o governo tenha anunciado a criação do fundo em novembro de 2025, o projeto ainda não foi enviado ao Congresso, o que motivou a mobilização das categorias envolvidas diretamente no combate ao crime organizado.

O protesto tem caráter permanente e não há prazo definido para encerramento. Novas medidas poderão ser adotadas conforme o andamento das negociações com o governo, de acordo com deliberação em assembleias das categorias. Durante o ato em Campo Grande, serão afixadas faixas em frente à unidade prisional.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.