Policiais federais cobram criação de fundo de combate ao crime organizado
Ato é para pressionar o Governo Federal a encaminhar ao Congresso Nacional o projeto de lei

A Mobilização Nacional Permanente pela criação do FUNCOC (Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas) terá início nesta terça-feira (24), às 10h30 (horário de Mato Grosso do Sul), em frente à Penitenciária Federal em Campo Grande.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O ato é organizado pelo SINPPF-MS (Sindicato dos Policiais Penais Federais em Mato Grosso do Sul) e integra movimento nacional que reúne policiais penais federais, policiais federais e policiais rodoviários federais. A mobilização ocorre simultaneamente em diferentes estados e é coordenada pelas entidades representativas das categorias.
Segundo o sindicato, o ato é para pressionar o Governo Federal a encaminhar ao Congresso Nacional o projeto de lei que institui o FUNCOC. O fundo público terá como finalidade garantir financiamento permanente para ações de enfrentamento às organizações criminosas, com investimentos em inteligência, tecnologia, estrutura operacional e fortalecimento da segurança pública federal.
Embora o governo tenha anunciado a criação do fundo em novembro de 2025, o projeto ainda não foi enviado ao Congresso, o que motivou a mobilização das categorias envolvidas diretamente no combate ao crime organizado.
O protesto tem caráter permanente e não há prazo definido para encerramento. Novas medidas poderão ser adotadas conforme o andamento das negociações com o governo, de acordo com deliberação em assembleias das categorias. Durante o ato em Campo Grande, serão afixadas faixas em frente à unidade prisional.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

