ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Capital tem 40 mil doses de cloroquina para tratamento de covid-19

Marquinhos abriu hospital de campanha, com capacidade de 800 atendimentos diários

Por Aline dos Santos | 10/04/2020 12:32
Prefeito Marquinhos Trad tem temperatura aferida durante abertura de hospital da campanha. (Foto: Kisie Ainoã)
Prefeito Marquinhos Trad tem temperatura aferida durante abertura de hospital da campanha. (Foto: Kisie Ainoã)

Ao inaugurar o hospital de campanha no Parque Ayrton Senna, exclusivo para pacientes com síndrome respiratória ou suspeita de novo coronavírus, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) afirmou que a rede pública tem 40 mil doses de cloroquina em estoque, que serão destinadas a tratamento de pacientes com quadro moderado à grave da covid-19.

O medicamento, conhecido pelo uso contra a malária, ainda está em fase de estudos para o coronavírus, mas tem sido utilizado em muitos pacientes pelo Brasil.

“Temos estoque de 40 mil doses e estamos com a ata pronta para, se necessário, adquirir mais”, afirma o prefeito. Na abertura da unidade, Marquinhos disse que a ativação do polo de atendimento é um sinal de planejamento contra a crescente da pandemia.

 “Quando a gente antecipa algo que possa vir, os impactos e consequências são menores. Estamos nos precavendo. Para que a população tenha ciência de que estamos atentos e tomando as medidas necessárias”, afirma o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a capacidade é de 800 atendimentos por dia. “Começar o atendimento no feriado é uma estratégia para entender qual vai a ser a dificuldade de operação do processo”, diz.

Polo de atendimento é destinado a pacientes com sintomas da covid-19. (Foto: Kisie Ainoã)
Polo de atendimento é destinado a pacientes com sintomas da covid-19. (Foto: Kisie Ainoã)

No hospital de campanha, aberto em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o atendimento será por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento.

 Contudo, segue o alerta para que as pessoas evitem deslocamentos desnecessários. Pacientes com sintomas leves, como tosse, coriza e febre baixa, podem recorrer à teleconsulta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) por meio do telefone (67) 2020-2170.

Conforme o secretário, as unidade de pronto atendimento tiveram redução de 58% na procura devido ao serviço de consulta por telefone.

Regras -  Na chegada ao polo de atendimento, o pacientes terão a temperatura aferida e serão divididos em dois grupos: com febre e sem febre. Nesta etapa, também será verificado se há queixa de dificuldade respiratória. A unidade tem seis consultórios e uma tenda, para onde será encaminhado paciente que precise ser entubado e transferido para o hospital.

O hospital de campanha terá testes para o coronavírus, mas que serão aplicados apenas em pacientes graves. A única entrada do hospital, no Bairro Aero Rancho, fica na Rua Jornalista Valdir Lago. A saída será pela Rua Ezequiel Ferreira Lima. O horário de atendimento vai das 7h às 19h.

Pacientes serão divididos entre com e sem febre. (Foto: Marcos Maluf)
Pacientes serão divididos entre com e sem febre. (Foto: Marcos Maluf)