ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Capital tem 40 mil doses de cloroquina para tratamento de covid-19

Marquinhos abriu hospital de campanha, com capacidade de 800 atendimentos diários

Aline dos Santos | 10/04/2020 12:32
Prefeito Marquinhos Trad tem temperatura aferida durante abertura de hospital da campanha. (Foto: Kisie Ainoã)
Prefeito Marquinhos Trad tem temperatura aferida durante abertura de hospital da campanha. (Foto: Kisie Ainoã)

Ao inaugurar o hospital de campanha no Parque Ayrton Senna, exclusivo para pacientes com síndrome respiratória ou suspeita de novo coronavírus, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) afirmou que a rede pública tem 40 mil doses de cloroquina em estoque, que serão destinadas a tratamento de pacientes com quadro moderado à grave da covid-19.

O medicamento, conhecido pelo uso contra a malária, ainda está em fase de estudos para o coronavírus, mas tem sido utilizado em muitos pacientes pelo Brasil.

“Temos estoque de 40 mil doses e estamos com a ata pronta para, se necessário, adquirir mais”, afirma o prefeito. Na abertura da unidade, Marquinhos disse que a ativação do polo de atendimento é um sinal de planejamento contra a crescente da pandemia.

 “Quando a gente antecipa algo que possa vir, os impactos e consequências são menores. Estamos nos precavendo. Para que a população tenha ciência de que estamos atentos e tomando as medidas necessárias”, afirma o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a capacidade é de 800 atendimentos por dia. “Começar o atendimento no feriado é uma estratégia para entender qual vai a ser a dificuldade de operação do processo”, diz.

Polo de atendimento é destinado a pacientes com sintomas da covid-19. (Foto: Kisie Ainoã)
Polo de atendimento é destinado a pacientes com sintomas da covid-19. (Foto: Kisie Ainoã)

No hospital de campanha, aberto em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o atendimento será por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento.

 Contudo, segue o alerta para que as pessoas evitem deslocamentos desnecessários. Pacientes com sintomas leves, como tosse, coriza e febre baixa, podem recorrer à teleconsulta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) por meio do telefone (67) 2020-2170.

Conforme o secretário, as unidade de pronto atendimento tiveram redução de 58% na procura devido ao serviço de consulta por telefone.

Regras -  Na chegada ao polo de atendimento, o pacientes terão a temperatura aferida e serão divididos em dois grupos: com febre e sem febre. Nesta etapa, também será verificado se há queixa de dificuldade respiratória. A unidade tem seis consultórios e uma tenda, para onde será encaminhado paciente que precise ser entubado e transferido para o hospital.

O hospital de campanha terá testes para o coronavírus, mas que serão aplicados apenas em pacientes graves. A única entrada do hospital, no Bairro Aero Rancho, fica na Rua Jornalista Valdir Lago. A saída será pela Rua Ezequiel Ferreira Lima. O horário de atendimento vai das 7h às 19h.

Pacientes serão divididos entre com e sem febre. (Foto: Marcos Maluf)
Pacientes serão divididos entre com e sem febre. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias