ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Capital tem escola com nota alta, mas maioria vai mal no ranking do Ideb

A melhor escola pública da rede municipal de Campo Grande tem desempenho maior que média nacional do Ideb

Chloé Pinheiro | 09/09/2016 09:47
A Geraldo Castelo tirou a maior nota entre as escolas municipais da capital. (Foto: Fernando Antunes)
A Geraldo Castelo tirou a maior nota entre as escolas municipais da capital. (Foto: Fernando Antunes)

Entre as escolas da rede municipal de ensino de Campo Grande, pelo menos metade está abaixo da média esperada pelo Ideb 2015 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados na quinta-feira (9). No início do Ensino Fundamental, que antes era a quarta série e agora é o quinto ano, entre as 91 instituições avaliadas, 47 não bateram a meta estabelecida pelo ano. 

Já no final do Ensino Fundamental, na oitava série/nono ano, das 82 avaliadas 36 não bateram a meta e 7 não foram avaliadas por não participarem da Prova Brasil, que avalia o desempenho dos alunos nas disciplinas de matemática e português. 

A nota é construída a partir de dois indicadores: a taxa de aprovação, obtida no Censo Escolar, e o desempenho dos alunos na Prova brasil. A cada dois anos, o Ideb é refeito e tem como base uma meta, que é calculada exclusivamente para cada escola.

 

Capital tem escola com nota alta, mas maioria vai mal no ranking do Ideb
Capital tem escola com nota alta, mas maioria vai mal no ranking do Ideb

Destacam-se negativamente as escolas Consulesa Margarida Maksoud Trad, no bairro periférico Estrela Dalva, região Sul da Capital, e Darthesy Novaes Caminha, na Chácara das Mansões. Ambas tiveram média de apenas 4,3 na avaliação do ensino no nono ano, a última etapa antes de chegar ao Ensino Médio.

Apesar do susto, nem todas as notícias são ruins. A Escola Municipal José Rodrigues Benfica, no Bairro Amambai, foi a melhor entre as que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental, com uma média de 6,2, e também se destacou no início do Fundamental, com média de 6,8, a segunda melhor da cidade.

A campeã no ensino para o quinto ano foi a Escola Municipal Geraldo Castelo, no Bairro Monte Líbano, com média de 6,9. Para se ter ideia, a média nacional para esse mesmo período é de 5,5. E não se trata de um golpe de sorte, já que a instituição foi campeã em 2012 e ficou em segundo lugar na avaliação divulgada em 2014.

A média geral da rede municipal nas séries iniciais do fundamental é de 5,4, mesmo número de 2013 e abaixo da meta esperada, que era 5,6. No final do período, o nono ano, a Capital cumpriu a meta estabelecida de 5,0. 

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Educação disse que os dados estão sendo avaliados pela Superintendência e que comentará os resultados ainda hoje.

Nos siga no Google Notícias