ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Carreata contra taxa de inspeção fracassa e atrai somente nove carros

Filipe Prado e Aline dos Santos | 27/01/2015 10:02
Somente nove veículos aderiram a carreata organizada pelo Facebook (Foto: Marcos Ermínio)
Somente nove veículos aderiram a carreata organizada pelo Facebook (Foto: Marcos Ermínio)
Idealizador de protesto, Adriano questiona valor de taxa que deve ser paga todos os anos. (Foto: Marcos Ermínio)
Idealizador de protesto, Adriano questiona valor de taxa que deve ser paga todos os anos. (Foto: Marcos Ermínio)

O protesto contra a cobrança de taxas pela inspeção veicular, marcado pelo Facebook, fracassou e mobilizou apenas nove carros em Campo Grande. O número ficou bem abaixo das 90 pessoas com presença confirmada na rede social. A concentração para a carreata até o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) foi em um posto de combustível na Avenida Euller de Azevedo às 7h30 da manhã desta terça-feira (27). 

O idealizador do movimento, o professor de música Adriano de Souza Ramos, 32 anos, levou o Fusca 95 para a carreata. Ele alegou que não é contra a vistoria, mas pelos preços cobrados pelo Detran. “Ter que pagar todo ano uma taxa para um serviço que o Detran tem que fazer, não tem lógica”.

O grupo saiu da avenida e percorreu a MS-080, até a entrada do órgão, onde realizaram um buzinaço e saíram. A maioria dos carros era antigos, usados por colecionadores.

Adriano ainda questionou o serviço das credenciadas, pois, segundo ele, para agilizar o processo de vistoria, “eles não olham os itens de segurança, como triângulo, seta e macaco”.

Laércio Lisboa, 41 anos, do clube de colecionadores de veículo antigos Pantanal, revelou que concorda com a vistoria, mas não com o pagamento de R$ 120 por carro. “Isso é um roubo. Os carros são de coleção. São mais de 100 veículos que todo os anos têm que pagar a vistoria”, alertou.

A assessoria de imprensa do Detran informou que  não há previsão para a suspensão das vistorias. Ainda explicou que as concessionárias credenciadas fazem fotos e enviam ao Detran, que valida a vistoria.

O Detran apontou que não possui a quantidade de veículos vistoriados até o momento. A vistoria pode ser feita até 90 dias antes do licenciamento, neste período o motorista pode pagar a taxas separadamente. A inspeção, de acordo com o Detran, deve ser feita na cidade onde o carro foi emplacado.

Para realizar a vistoria, o motorista pode se dirigir á sede do Detran, na saída para Rochedo, até as 13h30, ou agendar através do site www.detran.ms.gov.br.

Nos siga no Google Notícias