ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Casamento e divórcio são serviços mais procurados na Justiça Itinerante

Antonio Marques | 12/01/2016 13:01
Justiça Itinerante realizou 42.987 atendimentos no ano passado, 5.746 foram pedidos de conversão de união estável em casamento (Foto: Divulgação/TJMS)
Justiça Itinerante realizou 42.987 atendimentos no ano passado, 5.746 foram pedidos de conversão de união estável em casamento (Foto: Divulgação/TJMS)

A união continua sobrepondo às separações de casais na Capital. É o que comprova o balanço anual da Justiça Itinerante de Campo Grande, que registrou 42.987 atendimentos em 2015. Conforme o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o atendimento mais procurado foi a conversão de união estável em casamento, que somaram 5.746 casos; enquanto o divórcio totalizou 2.128, ficando em segundo lugar entre os atendimentos.

Sob o comando do juiz Cezar Luiz Miozzo, as duas unidades da Justiça Itinerante, da 8ª Vara do Juizado Especial, percorreram 16 regiões nos bairros de periferia prestando atendimento gratuito à população mais humilde, que resultaram no total de 11.236 ações. O segundo serviço mais procurado foi o divórcio direto, com 2.128 casos.

De acordo com o Tribunal de Justiça, os atendimentos também registraram diversos pedidos de guarda, execução de alimentos, investigação de paternidade, além de ações de cobrança, regulamentação de visitas, ações revisionais. O bairro que registrou a maior procura foi o Piratininga, com 7.042 atendimentos, seguido pelos bairros São Conrado (5.568) e Santo Amaro (5.074).

Ano novo - A novidade no cronograma do primeiro semestre de 2016 é o início dos atendimentos da Justiça Itinerante no Jardim Aeroporto, em substituição aos atendimentos na Vila Popular. O primeiro atendimento do ônibus iniciou hoje, 12, em frente à Unidade Básica de Saúde Aero Itália - Hebert Rebelo Calado, situada na Rua Rio Galheiro, s/nº (esquina com a Rua Àrea Verde).

Conforme a assessoria do Tribunal de Justiça, a Justiça Itinerante é competente para conciliar, processar e julgar causas cíveis de menor complexidade, cujo valor não exceda 40 salários mínimos (R$ 35.200,00), bem como as causas relativas a direito de família.

O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 7 horas às 11h30, por ordem de chegada. Acompanhe pelo link do TJMS o calendário de atendimento do 1º semestre de 2016.

Nos siga no Google Notícias