A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

18/02/2015 09:43

Católicos iniciam a Quaresma com a celebração da Missa de Cinzas

Aline dos Santos
Celina leva fotos da família e recebe na testa as cinzas que simbolizam fragilidade. (Foto: Alcides Neto)Celina leva fotos da família e recebe na testa as cinzas que simbolizam fragilidade. (Foto: Alcides Neto)

Com a cruz de cinzas na fronte, lembrando a fragilidade humana perante à grandeza de Deus, os católicos começam hoje o período da Quaresma.

Na igreja Perpétuo Socorro, que deve receber 20 mil pessoas nas celebrações realizadas das 6h às 23h, muita gente foi logo no primeiro horário renovar os laços com a fé em Campo Grande. 

“A marca das cinzas significa, para quem acredita, o sinal de fé, de crença. A gente tem essa marca para carregar”, afirma o corretor de imóveis João Carlos Paes, 46 anos.

Com fotos nas mãos, a funcionária pública aposentada Celina Colman de Oliveira, 68 anos, pediu bençãos para os familiares. Na lista de pedidos, estão o neto de 7 anos, o irmão, a filha, o genro “E uma vovó de 102 anos. Ela vai fazer 103 anos no dia 28 de março e está acamada, deitada na cama de hospital”, diz, com o ar generoso de quem não restringe a si as orações.

Nesta quarta-feira, a imposição das cinzas traz significado especial para quem conheceu aos 8 anos a devoção. Para Celina, os fragmentos lembram a humildade. “Porque vai chegar o dia em que vamos retornar ao pó”, cita.

De acordo com o padre Dirson Gonçalves, as cinzas lembram a fragilidade humana diante da grandeza de Deus. “Por isso, quando coloca as cinza, o padre diz: Convertei-vos e crede no Evangelho. É converter o coração humano a Deus”, salienta.

Segundo o sacerdote, a igreja não impõe restrição, mas já há tradição de que o católico abdique de alguma coisa. Na lista dos maiores esforços, a maioria se abstém de carne, doce e refrigerante.

“Um gesto concreto de penitência”, diz. Os quarenta dias da Quaresma são alusivos aos 40 anos que o povo de Deus rumou à terra prometida e os 40 dias em que Jesus Cristo sofreu tentações no deserto. O período antecede a Páscoa.

Igreja deve receber 20 mil pessoas nesta Quarta-feira de Cinzas. (Foto: Alcides Neto)Igreja deve receber 20 mil pessoas nesta Quarta-feira de Cinzas. (Foto: Alcides Neto)
Segundo padre Dirson, cinzas marcam conversão do coração a Deus, (Foto: Alcides Neto)Segundo padre Dirson, cinzas marcam conversão do coração a Deus, (Foto: Alcides Neto)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions