ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

CCZ suspende castrações e vai passar por reforma a partir de janeiro

Nyelder Rodrigues | 29/12/2017 22:22

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) está com o agendamento para realização de castrações suspenso temporariamente, devido a reformas que serão feitas no local durante janeiro. Também está prevista a chegada de novos equipamentos.

Esta será a primeira vez que o setor paralisa os procedimentos cirúrgicos programados depois de 11 anos trabalhando ininterruptamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, por necessidade da intervenção.

A reforma das salas de cirurgias será realizada com recursos da própria Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) e executada por funcionários do Departamento de Manutenção da pasta, sem custos adicionais aos cofres públicos.

As castrações agendadas para ocorrer até 31 de dezembro de 2017 continuam normalmente sem a necessidade de reagendamento. Os proprietários com animais com procedimento programado devem levar os bichinhos no dia e horário informado para que a cirurgia seja realizada normalmente.

Desde o dia 20 deste mês já não são agendadas as cirurgias de castrações que seriam realizadas em janeiro. Somente os animais em sofrimento, como em casos de atropelamentos ou que corram risco de morte, é que serão atendidos.

"Estamos nos programando para que a reforma seja concluída o mais rápido possível para podermos retomar os agendamentos e continuar atendendo a população. Esta interrupção no serviço de castração é momentânea e visa adequar a unidade para a demanda crescente de trabalho", explicou a coordenadora do CCZ, Iara Helena Domingos.

Mensalmente são oferecidas à população cerca de 500 castrações de cães e gatos e em 2017 foram 5.481 procedimentos, sendo 5.008 em felinos e 473 em animais da espécie canina.

Após a cirurgia o animal fica na observação para verificar o avanço clínico até obter alta. O proprietário é responsável pelo transporte e retirada dos bichinhos no Centro de Controle de Zoonoses.

Nos siga no Google Notícias