ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Centro de Testagem da UCDB fecha após quase 200 mil exames

Local fica na Rua Barão do Rio Branco, na região central, e deixará de funcionar devido à baixa demanda

Guilherme Correia | 16/05/2022 09:40
Faixas serão removidas do local, que deixou de funcionar nesta segunda-feira. (Foto: Marcos Maluf)
Faixas serão removidas do local, que deixou de funcionar nesta segunda-feira. (Foto: Marcos Maluf)

Depois de realizar 194.537 exames para detecção da covid-19, o Centro de Testagem na Rua Barão do Rio Branco, no Centro da Capital, fechou as portas nesta segunda-feira (16). O local funcionava desde agosto do ano passado, por meio de parceria entre Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

O número de diagnósticos realizados no lugar foi reduzindo, a medida que a pandemia teve arrefecimento de casos. Em janeiro, foram mais de 102 mil testes, seguido pelo mês de fevereiro (46 mil), março (10,8 mil) e abril (5,6 mil). A parcial de maio soma quase 2,6 mil testes.

Na manhã de hoje, uma comerciante, de 48 anos, relatou por meio do canal Direto das Ruas a surpresa ao se deparar com o local fechado. "Fui fazer a testagem e pelo visto, poucos estavam sabendo. Tinha eu e mais um lá na frente, por volta das 8h."

A Sesau justifica a desativação por conta de "redução na demanda registrada nas últimas semanas". O titular da pasta, José Mauro Filho, declarou que a estrutura foi "fundamental", em outros momentos da pandemia, mas que agora, as atividades se restringirão aos postos.

“Hoje, o cidadão campo-grandense tem acesso ao teste em qualquer unidade de saúde, sem a necessidade de se deslocar para um ponto específico. É uma forma que encontramos de ampliar o serviço para aqueles que necessitam."

A partir de agora, a detecção será ofertada nas 72 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município, de forma gratuita e por demanda espontânea - ou seja, sem necessidade de agendamento prévio.

Local funcionava desde agosto de 2021 para fazer testes de covid-19. (Foto: Marcos Maluf)
Local funcionava desde agosto de 2021 para fazer testes de covid-19. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias