A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

21/09/2011 07:01

Com 1 árvore para cada 5 habitantes, Capital comemora dia com tereré e sombra fresca

Paula Maciulevicius

Prefeitura promove distribuição de mudas em projeto que incentiva preservação da área permeável

Considerada cidade arborizada, Capital vem perdendo árvores para o desenvolvimento. (Foto: João Garrigó)Considerada cidade arborizada, Capital vem perdendo árvores para o desenvolvimento. (Foto: João Garrigó)
Debaixo de árvore, campo-grandenses aproveitam sombra para tomar água fresca. (Foto: Simão Nogueira)Debaixo de árvore, campo-grandenses aproveitam sombra para tomar água fresca. (Foto: Simão Nogueira)

Sombra e água fresca. O ditado popular parece caber exatamente para a cidade Morena. O costume campo-grandense de tomar tereré tem um gostinho ainda melhor se for debaixo de uma árvore e para isso nem precisa ser dia.

No final da tarde, é só olhar pelas ruas da cidade que o que se vê são homens, mulheres e crianças fazendo dos galhos sombra para a água fresca.

Campo Grande tem isso, cada vez menos, mas ainda tem. Considerada uma cidade arborizada, o 21 de setembro, comemorado como Dia da Árvore, parece ser só mais uma data, para quem já incorporou o dia na rotina.

Dados da prefeitura mostram que Campo Grande tem 153 mil árvores em calçadas e canteiros, aproximadamente uma árvore para cada cinco habitantes.

O número parece não contentar a diarista Francisca Nizelda, de 54 anos. Nascida no interior de São Paulo, ela se considera campo-grandense e tem um ciúme fora do normal das árvores em frente e de dentro de casa.

A filha Bianca Oliveira, 19 anos, que o diga. Na brincadeira ela diz que a mãe cuidava mais das árvores do que dela.

Dona Francisca mora praticamente em uma chácara. O ciúme das árvores que criou com tanto carinho já motivou até briga com filha. (Foto: Simão Nogueira)Dona Francisca mora praticamente em uma chácara. O ciúme das árvores que criou com tanto carinho já motivou até briga com filha. (Foto: Simão Nogueira)

“Uma vez eu estava comendo manga e ela brava me disse planta uma árvore para você, que essa é minha. Não tem seu nome ali. Daí eu fui e escrevi meu nome na árvore toda e respondi para ela agora tinha”, conta.

Dentro de casa tem pé de manga, limão, amora e coqueiro, todos plantados há 12 anos, logo que a família mudou para a casa.

“Eu vi crescendo, demorou um pouco, mas foi aumentando. Eu gosto de verde e eu falava para a minha vizinha, eu viu plantar minha árvore para eu tomar meu tereré”, lembra Francisca.

A casa que como ela mesma descreve, parece uma chácara, aconchego para quem gosta e aprecia uma boa sombra.

Em comemoração ao Dia da Árvore, a prefeitura fará a distribuição de mudas na Central de Atendimento ao Cidadão, e no Centro de Educação Ambiental, às 9 horas e o plantio de mudas no Parque Cônsul Assaf Trad, a partir das 14 horas.

Com o projeto “Fruta no Quintal”, a prefeitura tem a finalidade de incentivar a população a plantar mudas frutíferas nos quintais, para a preservação da área permeável com a contenção das águas que avançam para o passeio público.

Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


Parabêns dona Francisca! continue defendendo sua arvore,eu gosto muito de olhar as arvores de nossa cidade,elas nos dão sombra,frutos,alegram com flores e dão energia positiva.
 
Teresa Moura em 21/09/2011 10:22:26
Hoje prá mim por 02 vezes é um Dia Todo "Especial ", por ser o Dia da Árvore e Comemoração do Aniversário da minha Cidade "Corumbá". Resido aqui em Campo Grande já fazem 28 anos e passei a Amar esta Cidade, por ser maravilhosa, acolhedora e por ter várias pessoas de outras cidades residindo aqui. Pena que foram poucas mudas na entrega aqui na Central de Atendimento, mas valeu!
 
Sônia Lúcia de Castro em 21/09/2011 09:31:52
Parabéns a dona Francisca, são pessoas simples que fazem um ambiente melhor, enquanto muitos so pensam em concretar seus quintais ela preferiu arborizar, é isso ai, é melhor poder colher uma fruta ou sentir o brisa vindo das plantar do que o calor quente do concreto.
 
jose carlos em 21/09/2011 08:16:10
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions