ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com 17 assaltos por dia, onda de roubos bate recorde em novembro

Renan Nucci | 07/12/2014 08:44
Criminosos que assaltaram distribuidora na Capital foram presos pela Derf. (Foto: Marcos Ermínio)
Criminosos que assaltaram distribuidora na Capital foram presos pela Derf. (Foto: Marcos Ermínio)
Secretário Wantuir Jacini afirma que a Sejusp tem investido em "inteligência" para tentar frear a criminalidade. (Foto: Marcelo Calazans)
Secretário Wantuir Jacini afirma que a Sejusp tem investido em "inteligência" para tentar frear a criminalidade. (Foto: Marcelo Calazans)

A média de 17 assaltos por dia fez de novembro o mês com a maior incidência deste tipo de crime nos últimos cinco anos em Campo Grande. De acordo com a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança) Pública, entre 1° e 30 do mês passado, foram registradas 503 ocorrências, o que representou aumento de 38% em comparação com o mesmo período de 2013. Em 2012 foram 265 casos, 362 em 2011 e 322 em 2010.

Em quatro casos ocorridos em novembro, famílias foram rendidas após terem suas residências invadidas no Conjunto Parati, Jardim Leblon e Vila Adelina. Em todos os casos, a maneira de atuação dos criminosos foram semelhantes. As vítimas eram abordadas no portão de entrada e, sob a mira de armas de fogo, levadas para o interior da casa, amarradas, jogadas sobre a cama ou trancadas em cômodos enquanto o local era revirado pelos assaltantes.

No dia 27, assaltantes invadiram a sede de uma empresa distribuidora localziada no Bairro Caiçara, renderam quatro funcionários e depois fugiram com documentos, telefones, dinheiro, talões de cheque e outros bens, causando um prejuízo estimado de R$ 1 milhão. Apesar do ocorrido, a Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos) conseguiu prender rapidamente três dos quatros suspeitos.

Criminalidade - Este crescimento nos casos de roubos está diretamente ligado ao tráfico de drogas, afirma o secretario estadual de justiça e segurança pública, Wantuir Jacini. Segundo ele, a descriminalização do uso de entorpecentes também contribui para este cenário. “Os usuários cometem assaltos e delitos, como furtos, para alimentarem o vício. Como o uso não é mais crime, não cabe mais somente à polícia fazer a prevenção. Outras entidades devem participar deste trabalho, alertando sobre os problemas das drogas e desestimulando o tráfico”, disse.

Combate - Para tentar frear a criminalidade, a Sejusp tem aumentado os investimentos em segurança. Nesta semana foram entregues 166 novas viaturas que levam melhores condições a policiais e peritos da Capital e interior. Ao todo, a secretaria já entregou na atual administração 1.600 veículos avaliados em R$ 100 milhões. Novos equipamentos foram adquiridos, o efetivo foi aumento por meio de concurso e até delegacias sucateadas passaram por reforma, alega o secretário, destacando que o setor de inteligência merece atenção especial.

“A inteligência fornece todas as informações necessárias para um trabalho efetivo das forças de segurança, principalmente as ações repreensivas. Aliada a uma boa ostensividade, consegue levar mais eficácia no combate ao crime”, completou.

Nos siga no Google Notícias