ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com 2 mil novas vagas, começa pré-matrícula na rede municipal de ensino

Município passa a oferecer 17,5 mil vagas

Yarima Mecchi | 10/11/2016 12:31
Mais dois Ceinfs devem ser inaugurados em dezembro. (Foto: Marina Pacheco)
Mais dois Ceinfs devem ser inaugurados em dezembro. (Foto: Marina Pacheco)

Com mais duas mil vagas oferecidas na Reme (Rede Municipal de Ensino) para o ano letivo de 2017, começou nesta quinta-feira (10) o período de pré-matrícula. Pais de estudantes que já frequentam as unidades municipais têm até 30 deste mês para fazer a pré-matrícula do filho na mesma escola. A novidade agora é que as escolas rurais, integrais e Ceinfs (Centros de Educação Infantil) também terão o procedimento digital.

Durante o lançamento, esta manhã, a responsável pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), Leila Cardoso, declarou que com as novas vagas que serão disponibilizadas para 2017, o Município passa a oferecer 17,5 mil vagas, contando todas a unidades, graças as salas modulares que foram construídas. Ainda de acordo com Leila, mais dois Ceinfs serão inaugurados ainda nesta gestão com capacidade de 180 vagas cada.

Em relação a demanda de vagas e a fila de espera, a secretária é enfática em dizer que todo ano nascem em média 14 mil pessoas e a demanda para a rede municipal tem a média de 12 mil ano. "Nós ainda não sabemos quantos vão ficar na fila de espera, mas tende a diminuir em dezembro e volta a aumentar em janeiro".

Ela declarou que a conclusão de 19 Ceinfs que estão em construção vai diminuir a espera de pais que precisam trabalhar e colocar seus filhos nas creches."Os pais que estão na espera vão ter que atualizar no sistema online. Tem pais com mais de uma matrícula na espera e quando tiver tudo no sistema vamos conseguir levantar a fila".

Leila declarou ainda que apenas uma escola municipal será entregue em janeiro e os materiais de mobília já estão comprados. "Quando atinge 70% da obra já começamos a fazer a compra para funcionamento da unidade. A escola tem 12 salas e vai ficar para a próxima gestão".

A plataforma web, onde é feita os procedimentos da matrícula, também vai possibilitar o planejamento das aulas pelos professores, notas online e melhor distribuição de vagas dos Ceinfs. O prefeito Alcides Bernal (PP), ressaltou que a matrícula digital vai zerar as filas. "Não vai ter mais o desconforto de ficar na fila dias esperando, dormindo na frente de escolas".

Prefeito afirmou que filas vão acabar. (Foto: Richelieu de Carlo)
Prefeito afirmou que filas vão acabar. (Foto: Richelieu de Carlo)

Prazos - Para as escolas regulares, os pais com filho matriculado na Reme, têm até o dia 30 deste mês para fazer a pré-matrícula e depois comparecer a unidade escolar. Os alunos remanejados têm de 5 a 12 de dezembro. Alunos novos ou que vão pedir transferência devem fazer o processo nos dias 21 de novembro a 21 de dezembro. Os já designados devem conferir a lista entre os dias 26 a 31 de janeiro de 2017 e comparecer nas unidades.

Nas escolas integrais o prazo para pré-matrícula também é até 30 de novembro. Os remanejados porque não oferecem continuidade tem entre os dias 5 e 12 de dezembro. Alunos novos ou transferência de 5 a 9 de dezembro. A lista de designados será divulgada entre os dias 14 e 20 de janeiro de 2017.

Em relação as escolas agrícolas, o prazo para pré-matrícula também é até 30 de novembro. Os remanejados tem entre os dias 5 e 12 de dezembro. Alunos novos e transferidos tem entre 21 de novembro e 21 de dezembro. A lista de designados será divulgada entre os dias 26 e 31 de janeiro.

As pré-matrículas podem ser feitas nesse link

Nos siga no Google Notícias