Com 2ª maior incidência no Centro-Oeste, Capital tem ação contra câncer de boca
Cicatrizes, manchas ou sangramentos na boca podem ser sinal da doença, que tem tratamento por cirurgia
A Praça Ary Coelho, em Campo Grande, recebe nesta sexta-feira (5) uma ação que visa conscientizar sobre o câncer de boca. Segundo o CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), a Capital tem a segunda maior incidência de casos na região Centro-Oeste.
Realizada pelo CRO em parceria com universidade, prefeitura e Governo do Estado, a iniciativa traz exames gratuitos e orientações para se prevenir. Rosana Giordano, coordenadora do Conselho de Câncer de Boca do CRO, explica que feridas que perduram por mais 15 dias são um sinal da doença.
“Feridas nos lábios e boca que não cicatrizam por mais de 15 dias não são um bom sinal, assim como manchas vermelhas ou esbranquiçadas e sangramentos sem causa desconhecidas”, explicou.
O exame, realizado de forma gratuita, detecta a presença dessas manchas ou cicatrizes. Alunos de Odontologia realizam o exame sob supervisão de professores.
O tabagismo e o consumo de álcool são os principais fatores que causam o câncer de boca, que também pode provocar feridas na língua, bochecha e palato, conhecido popularmente como céu da boca.
O tratamento é por cirurgia, e quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura.
O aposentado Luiz Gonzaga Félix de Oliveira, de 74 anos, passava pela praça com a esposa, a dona de casa Natalina Alvarenga de Oliveira, 72, e aceitaram passar pelos exames. “Acho muito boa essa iniciativa para proteger nossa saúde”, destacou o aposentado.
“Sempre cuidamos da saúde, não só bucal. Essa ação é muito importante”, completa dona Natalina. Presente no evento, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) também ressaltou a importância da iniciativa.
“Na minha época, não tinha isso. Hoje temos esse trabalho das instituições e é possível se cuidar”, ressaltou. A ação vai até as 16h na Praça Ary Coelho.