A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

27/07/2015 10:52

Com estoque baixo, PM quer mobilizar 2 mil pessoas para doar sangue

Luana Rodrigues e Filipe Prado
Policiais também realizam blitz educativa para incentivar doações (Foto: Fernando Antunes)Policiais também realizam blitz educativa para incentivar doações (Foto: Fernando Antunes)

No início deste mês, o Campo Grande News divulgou uma reportagem sobre o apelo do Hemonúcleo da Santa Casa à população de Campo Grande para a doação de sangue. Isso porque, com a chegada do frio e das férias o banco de sangue estava quase zerado e necessitando de todas as tipagens. Hoje (27), a PM (Polícia Militar) iniciou uma campanha de doação de sangue e conscientização em diversos pontos da Capital.

De acordo com a assessoria de imprensa da PM, somente na manhã de hoje, 50 policiais fizeram doações de sangue no Hemonúcleo. Além de doar, os policiais também estão realizando uma blitze entre a rua 13 de maio e a avenida Mato Grosso, para conscientizar a população sobre a importância das doações

A campanha vai até o dia 1º de agosto e a meta é conseguir 2 mil doações durante a semana. “Nos sensibilizamos com a falta de estoques e decidimos nos mobilizar. Além disso, queremos externar nossa decisão para a população, com o objetivo de conscientizá-los também", disse o aluno-sargento da PM, João Vicente.

Aluno-sargento da PM, João Vicente (Foto: Fernando Antunes)Aluno-sargento da PM, João Vicente (Foto: Fernando Antunes)

Estoques baixos - De acordo a responsável pelo setor de doações, Bibiana RugoloNakao, o estoque está 70% abaixo do habitual e número de doadores que costuma ser de 120 pessoas por dia, mal atinge 80. Ela pede que os interessados em ajudar não deixem de ir até o Hemonúcleo bem alimentados e hidratados, para evitar hipoglicemia. "Nessa época de frio o pessoal deixa de tomar água e é importante também a ingestão de líquidos, pelo menos um dia antes da doação", alerta.

Como o banco de sangue do hospital atende toda a rede, incluindo hospitais do interior, a situação fica mais grave com a queda dos doadores. Ainda conforme Bibiana, o fechamento do Hemosul para reforma também contribuiu para a baixa procura para doação.

Na Santa Casa as coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas e aos sábados das 7 horas ao meio-dia. A coleta é realizada no Banco de Sangue do hospital, que fica localizado em um setor externo, na rua Eduardo Santos Pereira, 88, esquina com a Rua 13 de Maio, no pátio do hospital.

Já nos hospitais Regional e no Universitário, o serviço é feito de segunda a sexta, das 7 horas ao meio-dia. Para doar é preciso obedecer os seguintes critérios:

Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions