A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

05/10/2017 09:15

Com foco em vaga na UFMS, irmãs gêmeas estudam juntas para o Enem

Aos 16 anos, as jovens já sentem a "pressão" da prova e descobriram estratégias para se apoiarem na reta final.

Anahi Gurgel
Nádia (de rosa) e Sofia estudam juntas para o Enem. Rotina de manhã, tarde e noite em meio a cadernos e livros. (Foto: João Prestes)Nádia (de rosa) e Sofia estudam juntas para o Enem. Rotina de manhã, tarde e noite em meio a cadernos e livros. (Foto: João Prestes)

Na reta final para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), as irmãs gêmeas Sofia e Nádia, de 16 anos, de Campo Grande, têm, ultimamente, muito mais pontos em comum do que somente a data de nascimento: a rotina de estudos e os preparativos finais para a desafiadora avaliação, que será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro.

As estudantes decidiram fazer a prova este ano como treineiras, para não levar “susto” quando o Enem for para valer, em 2018. Ainda assim, a rotina de estudos tem sido puxada para as irmãs, que irão tentar uma vaga na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

“A escola incentiva os alunos a prestarem o exame desde o primeiro ano. Acho muito importante para a gente já ir acostumando com a pressão”, explica Sofia Takeuchi Prestes, que ainda está indecisa se realmente quer fazer odontologia.

Já Nádia Takeuchi Prestes tem a certeza de que quer ser enfermeira. “Não será fácil, por isso é bom já ir trabalhando a tensão. A escola coloca um mural com contagem regressiva no corredor e também estamos sentindo o peso do Enem, como os alunos do terceiro ano. Ano que vem está chegando”, diz.

A dedicação das alunas aos livros e cadernos, acontece em tempo integral na escola, e toma praticamente todos os períodos do dia. Elas vão para a aula às 7h e só voltam às 18h, se alimentam "rapidinho" e já correm para os estudos de novo, até umas 22h.

Irmãs estudam juntas o dia inteiro, e malham juntas também atpe domingo de manhã, se for preciso. (Foto: Acervo pessoal)Irmãs estudam juntas o dia inteiro, e malham juntas também atpe domingo de manhã, se for preciso. (Foto: Acervo pessoal)

O convívio diário, na sala de aula e em casa, levou as irmãs a criarem estratégias para fazer os estudos renderem mais.

“A gente sabe quais são as disciplinas que temos mais facilidade. Ela me pede ajuda em química, que eu tenho mais identificação, e eu peço ajuda quando o assunto é biologia, que é o “forte” dela”, conta Nádia.

Para aliviar o estresse, elas frequentam academia de ginástica nos horários de folga das tardes de quarta e sexta-feira. “Se fica muito puxado, a gente vai malhar sábado e até domingo de manhã. O importante é não parar”, ensina.

Enem - As provas do Enem 2017 serão aplicadas em dois domingos seguidos: 05 e 12 de novembro. Os candidatos terão acesso ao resultado do Enem 2017 a partir do dia 19 de janeiro de 2018.

Mato Grosso do Sul tem 92.300 inscritos para o Enem. A prova será aplicada em 41 cidades.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions