ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Com foco em vaga na UFMS, irmãs gêmeas estudam juntas para o Enem

Aos 16 anos, as jovens já sentem a "pressão" da prova e descobriram estratégias para se apoiarem na reta final.

Anahi Gurgel | 05/10/2017 09:15
Nádia (de rosa) e Sofia estudam juntas para o Enem. Rotina de manhã, tarde e noite em meio a cadernos e livros. (Foto: João Prestes)
Nádia (de rosa) e Sofia estudam juntas para o Enem. Rotina de manhã, tarde e noite em meio a cadernos e livros. (Foto: João Prestes)

Na reta final para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), as irmãs gêmeas Sofia e Nádia, de 16 anos, de Campo Grande, têm, ultimamente, muito mais pontos em comum do que somente a data de nascimento: a rotina de estudos e os preparativos finais para a desafiadora avaliação, que será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro.

As estudantes decidiram fazer a prova este ano como treineiras, para não levar “susto” quando o Enem for para valer, em 2018. Ainda assim, a rotina de estudos tem sido puxada para as irmãs, que irão tentar uma vaga na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

“A escola incentiva os alunos a prestarem o exame desde o primeiro ano. Acho muito importante para a gente já ir acostumando com a pressão”, explica Sofia Takeuchi Prestes, que ainda está indecisa se realmente quer fazer odontologia.

Já Nádia Takeuchi Prestes tem a certeza de que quer ser enfermeira. “Não será fácil, por isso é bom já ir trabalhando a tensão. A escola coloca um mural com contagem regressiva no corredor e também estamos sentindo o peso do Enem, como os alunos do terceiro ano. Ano que vem está chegando”, diz.

A dedicação das alunas aos livros e cadernos, acontece em tempo integral na escola, e toma praticamente todos os períodos do dia. Elas vão para a aula às 7h e só voltam às 18h, se alimentam "rapidinho" e já correm para os estudos de novo, até umas 22h.

Irmãs estudam juntas o dia inteiro, e malham juntas também atpe domingo de manhã, se for preciso. (Foto: Acervo pessoal)
Irmãs estudam juntas o dia inteiro, e malham juntas também atpe domingo de manhã, se for preciso. (Foto: Acervo pessoal)

O convívio diário, na sala de aula e em casa, levou as irmãs a criarem estratégias para fazer os estudos renderem mais.

“A gente sabe quais são as disciplinas que temos mais facilidade. Ela me pede ajuda em química, que eu tenho mais identificação, e eu peço ajuda quando o assunto é biologia, que é o “forte” dela”, conta Nádia.

Para aliviar o estresse, elas frequentam academia de ginástica nos horários de folga das tardes de quarta e sexta-feira. “Se fica muito puxado, a gente vai malhar sábado e até domingo de manhã. O importante é não parar”, ensina.

Enem - As provas do Enem 2017 serão aplicadas em dois domingos seguidos: 05 e 12 de novembro. Os candidatos terão acesso ao resultado do Enem 2017 a partir do dia 19 de janeiro de 2018.

Mato Grosso do Sul tem 92.300 inscritos para o Enem. A prova será aplicada em 41 cidades.

Nos siga no Google Notícias