ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Conselho de Saúde surpreende e veta criação do Hospital da Criança do SUS

Ludyney Moura e Alan Diógenes | 24/09/2014 17:51
Reunião na manhã de hoje do conselho que rejeitou proposta da prefeitura (Foto: Marcelo Calazans)
Reunião na manhã de hoje do conselho que rejeitou proposta da prefeitura (Foto: Marcelo Calazans)

O Conselho Municipal de Saúde vetou o projeto da Prefeitura de Campo Grande, que prevê o arrendamento do Hospital Sírio Libanês para transformá-lo em Hospital da Criança do SUS, como ficou conhecido o Centro Municipal de Atendimento Pediátrico.

A aprovação do conselho é imprescindível para que o chamado projeto de criação do Hospital da Criança do SUS saia do papel. “Foi uma surpresa. Não esperava por essa posição, porque na realidade estava tudo encaminhado, de acordo com o que eles tinham pedido”, revelou o secretário municipal de saúde, Jamal Salém (PR). “Pode até ser que a questão política influenciou alguma coisa, mas acredito que faltou diálogo. Amanhã (25) vamos iniciar o diálogo com o conselho e readequar os pontos questionados”, emendou.

Presente à reunião do órgão que vetou o projeto, a vereadora Luiza Ribeiro (PPS), explicou que os conselheiros não concordam com a forma como a criação do Hospital da Criança foi conduzido. Eles reclamam de terem sido “esquecidos” pelo prefeito Gilmar Olarte (PP).

“Eles alegam que o prefeito vai remunerar os pediatras do novo hospital pagando três vezes mais do que é pago nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e nos Centros Regionais. Também apresentaram um levantamento que mostra que Campo Grande não tem falta de leito para crianças, mas sim para outras especialidades como cardiologia, ortopedia e psiquiatria”, disse Luiza.

Já a representante do Fórum dos Usuários do SUS na Capital, Cleonice Alves Albres, afirmou que a Secretaria de Saúde não poderia dar andamento ao projeto e às contratações de profissionais da saúde sem a aprovação do conselho.

“Nós queremos o serviço, mas de forma correta. E eles já contrataram pessoal e marcaram a inauguração. Queremos leitos para adultos, pacientes de saúde mental, usuários de drogas e não apenas para crianças”, disse a conselheira.

Já o secretário de Saúde apresenta argumentos que rebate o conselho, e mesmo diante do veto mantém a inauguração do Hospital da Criança para o dia 12 de outubro, segundo ele um “presente” para as crianças campo-grandenses.

Segundo Jamal, a pediatria vai ocupar apenas 35 leitos da nova unidade. “Nós precisamos do Hospital da Criança, porque temos deficiência de cirurgias pediátricas. Temos aproximadamente 400 crianças aguardando para cirurgia pequenas, como fimose e hernia. Vamos ocupar os outros andares para doenças de infectologia, 20 leitos, outro andar para mutirões de cirurgia, e mais 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensivo)”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias