ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Contran prorroga prazo para instalação de simuladores em autoescolas

Aline dos Santos | 12/02/2014 09:17
Uso de simulador foi prorrogado pela segunda vez em todo o País (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Uso de simulador foi prorrogado pela segunda vez em todo o País (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou até 30 de junho o prazo para as autoescolas instalarem o simulador de direção veicular. Ontem, durante reunião mensal, os conselheiros avaliaram a necessidade de dar um novo prazo às autoescolas depois de apreciar o relatório das visitas técnicas realizadas pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) aos Estados.

Na avaliação dos técnicos, ainda é preciso adequar às normas para atender às peculiaridades regionais, disponibilidade de internet, criação de unidades itinerantes ou móveis e criação de centros de simuladores compartilhados pelos Centros de Formação de Condutores.

Desta forma, conforme resolução publicada hoje no Diário Oficial da União, de 1º de janeiro a 30 de junho, a ausência das aulas em simuladores de direção veicular não impedirá o candidato de prosseguir com sua formação, por tratar-se de período em que ocorrerá a implantação da nova estrutura curricular.

Em Mato Grosso do Sul, as cinco aulas de meia hora de duração encarecem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), categoria B, em R$ 285. No CBC (Centro Brasileiro de Condutores), que tem média de 600 alunos por mês, foram instalados dois equipamentos. Contudo, os alunos só fazem testes de cinco minutos, pois o uso precisava de regulamentação do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), que, por sua vez, aguarda vistoria do Denatran.

Com três telas, o simulador reproduz o ambiente no entorno do carro. Na tela, o sistema informa o condutor sobre os erros cometidos. O volante é sensível, uma torção mais forte já faz carro invadir a contramão. Ao redor, veículos e motos em alta velocidade. As aulas não têm reprovação e só são liberadas mediante identificação biométrica do aluno.

A partir do aval do departamento nacional, o Detran publicará portaria regulamentando o uso dos simuladores. Em seguidas, as autoescolas devem enviar certificado de homologação do aparelho e certificado de treinamento dos instrutores. Cumprida essas exigências, o Detran faz visita técnica e libera o sistema.

Nos siga no Google Notícias