ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Correndo contra o tempo, servidores federais em greve fazem protesto

Aline dos Santos e Paula Vitorino | 31/07/2012 09:48

Grupo se concentrou no cruzamento da Barão do Rio Branco com a 14 de Julho

Grevistas querem pressionar governo federal a negociar. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Grevistas querem pressionar governo federal a negociar. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Correndo contra o tempo, os servidores federais protestam hoje no Centro de Campo Grande para pressionar o governo federal. Com camisetas estampando a frase “Negocia Dilma”, nariz de palhaços, faixas e apitos, o grupo de cem pessoas se concentrou no cruzamento da Barão do Rio Branco com a rua 14 de Julho.

Presidente do Sista (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais), Lucivaldo Alves dos Santos explica que o acordo com a União deve ser fechado até 31 de agosto. “Depois, fecha a Lei Orçamentária. Aí, só vai entrar na próxima”. Os servidores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) estão em greve desde 20 de junho.

Conforme Lucivaldo, a pauta de reivindicação é extensa, com destaque para a reposição salarial de 24%. Hoje, o protesto, que inclui passeata pelo Centro da cidade, fazia parte de uma estratégia nacional. Contudo, segundo presidente do Sindisef (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais), Joel Lima de França, o governo desmarcou a reunião, adiando a próxima rodada de negociação para 17 de agosto.

A greve também é realizada no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária de Colonização). Já a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) ainda decidem sobre a adesão ao movimento grevista.

Nos siga no Google Notícias