ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Cotas para índios em concursos da Prefeitura aumentam para 5%

Lei de 2016 reservava 3% das vagas, mas projeto do Executivo foi votado na Câmara e aumento foi aprovado e sancionado

Izabela Sanchez | 03/09/2019 09:16
Indígenas fazem reza tradicional durante a Assembleia Terena, em Aquidauana (Foto: Paulo Francis)
Indígenas fazem reza tradicional durante a Assembleia Terena, em Aquidauana (Foto: Paulo Francis)

A reserva de vagas para índios em concursos públicos municipais em Campo Grande aumentou de 3% para 5%. O assunto foi discutido na Câmara Municipal e depois dos vereadores aprovarem alteração na lei de 2016, a Prefeitura sancionou o projeto. A reserva de vagas para negros continua a mesma, 10%, e a mudança para as vagas reservadas a pessoas indígenas passa a valer imediatamente.

O assunto também foi tema de decreto municipal no dia 9 de agosto. A Prefeitura determinou que os processos seletivos de contratação temporária devem ter cotas étnico-raciais, para pessoas negras e indígenas. O decreto destinou 10% das vagas para negros e 3% para índios.

Concursos públicos - O projeto de lei votado na Câmara, que alterou de 3% para 5% as vagas reservadas em concurso público, é de autoria do Executivo municipal. Foi aprovado no dia 6 de agosto pelos vereadores, com 22 votos favoráveis e 5 contrários.

Os votos contrários vieram dos vereadores Vinicius Siqueira (DEM), André Salineiro (PSDB), João César Mattogrosso (PSDB), Antonio Cruz (PSDB) e Epaminondas Vicente Silva Neto, o Papy (Solidariedade).

Nos siga no Google Notícias