ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Cuidado, tem uma lombada ‘mentirosa’ no Parque dos Poderes

Empresa disse que o equipamento está com a aferição em dia e gera multa apenas para os veículos que não respeitam a velocidade

Yarima Mecchi e Marcus Moura | 13/01/2017 10:08
Veículo não estava a 88 km/h, como mostra a lombada no Parque dos Poderes (Foto: Marcos Moura)
Veículo não estava a 88 km/h, como mostra a lombada no Parque dos Poderes (Foto: Marcos Moura)

Lombadas eletrônicas instaladas no Parque dos Poderes, em Campo Grande, estão preocupando os motoristas. O problema é que a 'mentirosa' tem registrado velocidade diferente à adotada pelos condutores e, mesmo quem passa dentro do limite, de 30 km/h, ouve o sinal que é tocado quando alguém está rápido demais, com o sinalizador chegando a registar 89 km/h.

Os equipamentos com problema estão na frente da Governadoria. Nas faixas sentido Afonso Pena - Mato Grosso, na faixa do lado esquerdo as velocidades anotadas variam entre 80 km/h, 88 km/h e 89 km/h, e para que passa na outra faixa, 8 km/h.

Quando os motoristas passam, o equipamento apita, ou seja, sinaliza uma infração. A Perkons S.A, empresa responsável pela lombada, garante que não há motivos para preocupação.

O problema, segundo a Perkons, está provavelmente no display que mostra a velocidade. "O equipamento está aferido e operando normalmente. Um técnico acaba de ser enviado ao local para verificar o problema", diz nota enviada pela empresa na manhã desta sexta-feira (13).

O educador físico Ronaldo Borges, de 37 anos, passa pelo local para ir trabalhar e, ao notar o defeito, parou para registrar o problema. "Caso venha multa, tenho como provar que está com defeito. Passei a cerca de 25 km/h, mas marcou 89 km/h, é mais que a velocidade permitida na rua", destacou.

Educador físico parou para registrar defeito. (Foto: Marcos Moura)
Educador físico parou para registrar defeito. (Foto: Marcos Moura)

Aferição - A empresa ressaltou que o equipamento está com a aferição em dia e gera multa apenas para os veículos que não respeitam o limite de velocidade indicado. A lombada do Parque dos Poderes faz parte do contrato da Perkons com o Governo do Estado.

"Todos os veículos que passam pelo equipamento dentro desse limite não serão multados, mesmo que, com esse problema pontual do display, ele aponte números como os mencionados".

A falta de aferição em lombadas e radares sob responsabilidade do município está sendo alvo de investigação do MPE (Ministério Público do Estado). No dia 26 de outubro, operação foi feita na Agetran (Agência Municipal de Trânsito) para averiguar a situação dos equipamentos que são contratualizados com a Prefeitura de Campo Grande e a Perkons.

Nos siga no Google Notícias