A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 29 de Fevereiro de 2020

14/02/2020 16:43

Debilitadas e cheias de carrapatos, cadelas são resgatadas de casa abandonada

No local, policiais da Decat e funcionários do CCZ encontraram quatro cachorros, um deles, no entanto, já estava morto

Geisy Garnes e Maressa Mendonça
A pitbull infestada de carrapatos foi resgatada nesta tarde (Foto: Kisie Ainoã)A pitbull infestada de carrapatos foi resgatada nesta tarde (Foto: Kisie Ainoã)

Três cadelas em situação de abandono foram resgatadas em uma casa da Vila Margarida, em Campo Grande, por policiais da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e funcionários do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Um quarto animal já estava morto quando as equipes chegaram ao local.

Debilitados, infestados de carrapatos e sem qualquer tipo de alimentação, foi assim que os animais foram encontrados na casa da Rua João Araújo França, na tarde desta sexta-feira (14).

Segundo o investigador Alexei Rocha, a denúncia do abandono chegou a Decat nesta sexta-feira. Imediatamente as equipes foram ao local e encontraram três fêmeas, um dela da raça pitbull, extremamente debilitadas e cobertas de carrapatos e um macho, já sem vida.

Uma das cadelas sequer conseguia abrir as patas por causa da quantidade de carrapatos entre os dedos. A pitbull estava com as orelhas cobertas pequenos aracnídeos. Vizinhos contaram ao Campo Grande News que os animais estavam sozinhos na casa há vários dias e só sobreviveram porque alguns moradores colocavam comida para ele pelo muro.

“Tinha também duas aves aí na casa. Mas nunca ouvi barulho. Meus avós colocam água e comida pelo muro”, lembra uma moradora da região, que não quis se identificar.

A residência está visivelmente abandonada e as equipes precisaram arrombar o portão para conseguir resgatar as cadelas. “Os donos da casa não foram encontrados, ao que tudo indica ela estava sendo alugada, mas também não localizamos os inquilinos”, explicou Alexei Rocha. A infestação de carrapato está por todo o terreno, segundo o investigador.

Os três animais resgatados foram levados para o CCZ. Alexei lembra que casos como esse devem ser denunciados a Decat. Os detalhes podem ser enviados por e-mail (decat@pc.ms.gov.br) e serão verificados pela equipe da delegacia especializada.

Confira as fotos do resgate: 

 


Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions