ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Defensoria dá dica contra assédio no Carnaval: "Mulher cuida de mulher"

Órgão lançou campanha sobre o que fazer em situações de importunação sexual

Guilherme Henri | 04/03/2019 16:45
Foliões no bloco Cordão Valu ontem na Esplanada Ferroviária (Foto: Henrique Kawaminami)
Foliões no bloco Cordão Valu ontem na Esplanada Ferroviária (Foto: Henrique Kawaminami)

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul lançou a campanha “Não é Não” durante o Carnaval com orientações sobre o crime de Importunação Sexual e as principais dicas do que as mulheres vítimas devem fazer.

A campanha aborda de maneira descontraída as situações enfrentadas pelas mulheres durante a folia e ressalta que a ideia principal é “que sempre terá uma menina de olho em você”.

Por meio do Facebook, o órgão lembrou que esse é o primeiro Carnaval que a Lei da Importunação Sexual está em vigor.

O crime engloba quem pratique atos libidinosos – de cunho sexual, como toques inapropriados ou “encoxadas” – sem consentimento da vítima pode ter pena de um a cinco anos de prisão.

Campanha - No texto, de maneira descontraída a Defensoria orienta, que “viu alguém numa possível situação desconfortável? Fique ali perto até rolar um contato visual. Quando ela te olhar, pergunte sem emitir som: ‘Quer ajuda?’ Se ela estiver de boa, vai fazer um não com a cabeça. Se precisar, pode fazer um sim ou até dar aquele olharzão que a gente vai saber muito bem o que significa. Nessas horas é tudo meio discreto mesmo, né? A resposta foi não? Ela não precisa de ajuda e quer curtir o carnaval do jeito dela. Está se sentindo bem, então segue o baile!”.

Contudo, se a resposta for “sim”, as orientações são duas: “se você sentir segurança, faça a famosa melhor amiga de infância: vá lá, dê a mãozinha pra ela falando ‘amigaaa, nossa, tava te procurando! Tá todo mundo ali’. Tire ela de lá e leve pra um local onde se sinta mais segura. Se achar arriscado peça pra alguém chamar um segurança ou a polícia e mantenha-se de olho nela. Se quem estiver em uma situação desconfortável for você, olhe para os lados. A ideia é que sempre terá uma menina de olho em você!”.

Nos siga no Google Notícias