ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Defesas de presos na Omertà recorrem ao Tribunal de Justiça por habeas corpus

A terceira fase da operação contra organização criminosa foi realizada na última quinta-feira

Aline dos Santos | 22/06/2020 12:12
Movimentação de policiais no Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) durante a terceira fase da Omertà. (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimentação de policiais no Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) durante a terceira fase da Omertà. (Foto: Henrique Kawaminami)

Novos pedidos de habeas corpus de alvos da terceira fase da operação Omertà chegam hoje ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O advogado Rui Gibim Lacerda, que atua na defesa do policial civil Célio Rodrigues Monteiro, afirma que vai pedir a liberdade do investigador porque não há requisitos para manutenção de prisão preventiva.

A defesa também rebate os pontos apontados pela operação contra o policial. Ao pedir a prisão, que foi deferida, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) cita que Célio recebeu dois depósitos do delegado Márcio Shiro Obara. A investigação acredita que o então titular da DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio) teria recebido R$ 100 mil para atrapalhar investigação de execução em Campo Grande.

Ainda contra o investigador, foi apontada prática de peculato, por retirar ar-condicionado de delegacia e instalar em casa. “O Ministério Público alega que ele teria recebido dinheiro do delegado, mas foram empréstimos e vamos provar no decorrer do processo. Já o ar-condicionado que estava na delegacia nunca foi propriedade do Estado. Foi adquirido pelos policiais e quem comprou, leva embora”, afirma Rui Lacerda.

O advogado Rodrigo Corrêa do Couto também vai apresentar hoje pedidos de habeas corpus para Lucas Silva Costa e Rodrigo Betzkowski de Paula Leite. Lucas é apontado pela investigação como braço direito de Euzébio de Jesus Araújo, mais conhecido como Nego Bel e preso desde setembro na primeira fase da Omertà. A promotoria acusa Lucas Silva Costa de atuar na cobrança de dívidas de agiotagem, aquisição de amamento e adulteração de veículos.

Já Rodrigo Betzkowski de Paula Leite é apontado como apoiador de organização criminosa responsável por assassinatos de desafetos em Mato Grosso do Sul. Segundo o documento, ele também teria afirmado para terceiros sobre um plano de vingança contra os participantes da operação.

“A investigação quer levar a crer que eles estão relacionados com o caso por terem contato com agentes ligados aos Name, porém os contatos eram profissionais. Ou seja, em nada tendo a ver com os fatos investigados”, afirma o advogado Rodrigo Corrêa do Couto.

Rodrigo Corrêa do Couto atua na defesa de dois presos e vai pedir liberdade nesta segunda-feira. (Foto: Kisie Ainoã)
Rodrigo Corrêa do Couto atua na defesa de dois presos e vai pedir liberdade nesta segunda-feira. (Foto: Kisie Ainoã)


Nos siga no Google Notícias