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Capital

Demora de 10 horas para atendimento irrita pacientes em posto de saúde

Thiago de Souza | 04/01/2016 18:44
Pacientes aguardavam atendimento em corredor por até 10 horas. (Foto: Gerson Walber)
Pacientes aguardavam atendimento em corredor por até 10 horas. (Foto: Gerson Walber)

Populares denunciam descaso no atendimento médico no Centro de Saúde do Bairro Nova Bahia, na tarde desta segunda-feira (4). No local, a equipe do Campo Grande News ouviu pacientes que estavam irritados, pois chegaram ao posto às 7 da manhã, e por volta das 17 horas ainda aguardavam atendimento. Eles relatam que, quando a imprensa chega ao local, o atendimento melhora com a abertura de novos consultórios.

A fila formada nos corredores do posto era grande, com cerca de 100 pessoas. Elizandra Maidana, 27, reclama pois a direção informa que há quatro médicos no atendimento, “mas na verdade só uma atende”. A justificativa dada pelo posto de saúde, segundo os populares, é de que há pacientes mais graves na enfermaria. Informação que também é contestada pelos populares, que chegaram a entrar no interior do posto para constatar que não havia emergências.

De acordo com relatos obtidos no local, há pacientes com diversos tipos de enfermidade. “Meu marido está com falta de ar e cuspindo sangue. Tem uma mulher alí que levou picada de cobra ”, reclamou uma senhora. “Esse posto é o campeão de reportagens”, afirmou outra pessoa, que não quis se identificar.

Outros relatos dão conta que o atendimento na recepção e na triagem são rápidos. “O problema é o atendimento médico. Está travado. A fila não anda”, informou a aposentada Ivone Fátima, 59 anos. Ela veio ao posto levar o exame feito no dia anterior, mas desde as 15 horas não havia sinal de que seria atendida.

A direção do Centro de Saúde Nova Bahia não comenta as reclamações e diz que informações só podem ser obtidas na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A assessoria da Prefeitura disse que é preciso respeitar os critérios de classificação do SUS (Sistema Único de Saúde), onde os pacientes com "Ficha Azul", tem menos prioridade em relação aos pacientes que estão na Ala Vermelha.

Fila grande reflete atendimento de apenas um médico, dizem pacientes. (Foto: Gerson Walber)
Fila grande reflete atendimento de apenas um médico, dizem pacientes. (Foto: Gerson Walber)
Ivone Fátima diz que a triagem é rápida, mas o atendimento médico demora. (Foto: Gerson Walber)
Ivone Fátima diz que a triagem é rápida, mas o atendimento médico demora. (Foto: Gerson Walber)
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