ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Depois de reclamações, Semadur diz que local de aterro ainda está indefinido

Segundo o secretário Luís Eduardo Costa, ainda serão feitos estudas ambientais e uma série de procedimentos para escolher o local

Geisy Garnes | 30/06/2020 17:33
Local em que o aterro pode ser construído na saída para Três Lagoas
Local em que o aterro pode ser construído na saída para Três Lagoas

Após receber reclamação de moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian, a Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana) garantiu que a escolha do local para o novo aterro sanitário de Campo Grande ainda é incerta. Segundo o secretário municipal Luís Eduardo Costa, é necessário uma série de procedimentos para determinar o terreno ideal para a construção.

Conforme apurado pelo Campo Grande News, depois da divulgação de que o novo aterro seria construído na saída da cidade para Três Lagoas, moradores do bairro produziram um abaixo-assinado para impedir a obra. A justificativa é o alto índice de contaminação do solo em uma região que possui bacia de vários córregos da Capital.

Diante das reclamações, o secretário municipal Luís Eduardo Costa explicou que a região abriga uma das três possíveis áreas destinada para construção do novo aterro, mas que a escolha ainda não foi definida. Segundo ele, para que isso ocorra é necessário cumprir uma série de procedimentos.

“Esse processo é um processo muito longo. Isso passa por uma audiência pública, uma não, várias, também são feitos estudos e impacto ambiental. Temos várias situações que vão acontecer até realmente ser definido o local”, reforçou o secretário.

Conforme divulgado pelo Consórcio CG Solurb, responsável pela gestão dos resíduos sólidos da cidade até 2037, o procedimento para construção do novo aterro está na primeira fase de licenciamento ambiental na prefeitura e não há previsão para início das obras.

O ciclo para licenciamento ambiental tem três etapas: licença prévia, licença de instalação e licença de operação. A primeira é expedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento, aprovando o local de implantação pretendido e contendo os pré-requisitos e condicionantes a serem atendidos nas fases seguintes, observada a legislação urbanística e ambiental vigentes.

A licença de instalação é uma fase intermediária do planejamento e é emitida aprovando a proposta de procedimentos destinados ao controle ambiental, correção e redução dos impactos negativos.

Por fim, a licença de operação certifica que o empreendimento está em condições de funcionar de forma ambientalmente adequada. As licenças são atribuições da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana).

Nos siga no Google Notícias