Detran suspende prova prática da CNH após falha no sistema
O órgão informou que inconsistência ocorreu durante migração da plataforma; exame desta segunda-feira (26)
A primeira prova prática para emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com as novas regras de avaliação foi cancelada na manhã desta segunda-feira (26) em Campo Grande, após o sistema apresentar falhas. O exame estava previsto para as 8h, mas foi suspenso pouco depois, quando os instrutores receberam um comunicado no grupo oficial do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) suspendeu a primeira prova prática para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Campo Grande, após falhas no sistema da Valid. O exame estava programado para esta segunda-feira (26), às 8h. O órgão identificou inconsistências durante a migração do sistema para as novas regras de avaliação, que incluem mudanças na pontuação e nos critérios eliminatórios. Entre as alterações está a retirada da baliza como etapa obrigatória, substituída por três manobras de estacionamento ao longo do percurso. Não há previsão para normalização do serviço.
A mensagem informava que “o sistema da Valid não conseguiu atualizar as novas regras, por isso os exames de hoje foram cancelados”, e pedia “um pouco de paciência” aos profissionais.
- Leia Também
- Para tirar CNH ou para a vida, veja dicas para passar no teste de estacionar
- Detran se adapta à lei e reduz valores de exames para tirar a CNH no Estado
Em nota, o Detran informou que foi identificada uma inconsistência durante o processo de migração do sistema para as novas regras da avaliação prática. Segundo o órgão, equipes técnicas já trabalham para identificar a causa e corrigir o problema, mas ainda não há previsão para o retorno do sistema.
As novas regras entram em vigor nesta segunda-feira e trazem mudanças na pontuação e nos critérios eliminatórios, incluindo a retirada da baliza como etapa obrigatória. Até então, a prova de baliza era realizada na sede do Detran. Com a alteração, os candidatos deverão realizar três manobras de estacionamento ao longo do percurso, tanto para carro quanto para moto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


