ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Dias após segunda dose da vacina, dono de churrascaria Ponteio morre com covid

Infectologista lembra que só após duas semanas da 2ª dose, há segurança contra a covid

Mariana Rodrigues | 01/04/2021 15:11
Milton Lopes das Neves, 81 anos, fazendo uma das coisas que mais gostava: pizza (Foto: Arquivo pessoal)
Milton Lopes das Neves, 81 anos, fazendo uma das coisas que mais gostava: pizza (Foto: Arquivo pessoal)

Conhecido em Campo Grande como dono da Churrascaria Ponteio, Milton Lopes das Neves, 81 anos, morreu na noite dessa quarta-feira (31), após complicações da covid-19. Ele já havia tomado as duas doses da vacina contra a doença, o que serve de alerta sobre o tempo necessário para o efeito da imunização.

A primeira dose foi no dia 14 de fevereiro e já no dia 23 do mesmo mês apresentou sintomas como febre alta, vômito e batimentos cardíacos lentos. Milton foi levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e medicado com antibiótico, tomados por sete dias. “Ele não ficou internado, ia todos os dias para tomar a medicação na UPA da Vila Almeida”.

Após a semana, apresentou melhora, mas três dias após tomar a segunda dose da vacina, conforme informações da família, voltou a ter reações e precisou ser internado na última sexta-feira (29) na UPA. "Ele ficou muito ruim, não teve melhora. No sábado, ia entubar, mas não conseguiu vaga no Hospital Regional", conta Ana Christina, nora de Milton.

Nessa quarta-feira (31), à tarde, ele teve duas paradas cardíacas e por volta das 21h ele não resistiu e acabou falecendo. Ele não tinha comorbidades, conforme informações de familiares, mas a causa da morte foi registrada como sendo por covid-19. Não houve velório e o sepultamento foi restrito à familiares na manhã desta quinta-feira (1º).

Eficiência da vacina – A infectologista Marian Croda garante que "não tem relatos de efeitos graves acontecendo após a vacina. Muito menos a vacina tem a capacidade de gerar a doença. O vírus não tem essa capacidade em nenhuma das vacinas que é disponibilizada".

Segundo ela "os efeitos são geralmente dor local, pode dar um quadro febril, mas são quadros leves. Já temos milhões de pessoas que já tomaram. Então, a gente já pode ter segurança de que a vacina não causa, nenhum evento grave".

Mas o alerta é que a vacina não impede que a pessoa fique imediatamente livre do vírus. 'É preciso duas semanas após a segunda dos para tcomeçar a ter a proteção", explica.

HistóriaA Churrascaria Ponteio não existe mais no endereço em que permaneceu por quase 30 anos na Rua 14 de Julho esquina com a avenida Fernando Corrêa da Costa, número 1346, em Campo Grande. Desde a inauguração, em agosto de 73, o restaurante permaneceu sendo a “menina dos olhos” de Milton até seu fechamento, em dezembro de 2001 – já nas mãos de seu filho Milton Luis, 56 anos, conhecido como Miltinho.

O patriarca saiu de São Paulo para começar uma nova aventura junto a família em Campo Grande. Como sempre foi dono de comércio no ramo alimentício, não foi difícil embarcar em um novo empreendimento. Ponteio foi pioneiro em muitas coisas para a época como o rodízio, ar-condicionado central, além de maître na entrada e entregas por telefone.

Nos siga no Google Notícias