ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Discussão termina com gerente levado à delegacia e desmaio na porta do INSS

Peritos suspenderam atendimento de quem aguardava na fila; uma mulher desmaiou na confusão

Por Bruna Marques, Clara Farias e Antonio Bispo | 26/03/2024 10:15
Público aguardando ser atendido na agência do INSS do Horto Florestal (Foto: Clara Farias)
Público aguardando ser atendido na agência do INSS do Horto Florestal (Foto: Clara Farias)

Impedida de acompanhar uma cliente idosa durante perícia na agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do Horto Florestal, uma advogada que não teve o nome divulgado acabou discutindo com o gerente da unidade e o homem foi levado para a delegacia pela Polícia Militar. Além dele, também foram encaminhados dois vigilantes, a própria advogada e um perito.

Os fatos ocorreram por volta das 8h, desta terça-feira (26), em Campo Grande. Devido à confusão, os peritos se recusaram a atender as pessoas que aguardavam na fila.

Conforme apurado pela reportagem, o gerente e a advogada discutiram porque ela queria entrar na sala com a cliente, o que não é permitido pelo INSS. A mulher chamou a Polícia Militar e todos foram para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol.

Viatura da Polícia Federal em frente à agência do INSS (Foto: Clara Farias)
Viatura da Polícia Federal em frente à agência do INSS (Foto: Clara Farias)

Servidora do INSS, Mônica Santana Araújo foi até a parte de fora da agência comunicar as mais de 30 pessoas que aguardavam na fila para passar pela perícia que os atendimentos de hoje estavam suspensos e que elas deveriam ligar no número 135, a partir de amanhã, para marcar o reagendamento.

Ainda de acordo com a servidora, devido à prisão do gerente, os 14 peritos que estavam atendendo na agência se recusaram a dar continuidade nos trabalhos. A situação causou tumulto, as pessoas ficaram revoltadas e uma mulher chegou a desmaiar na fila.

Informações as quais o Campo Grande News teve acesso revelam que, na verdade, o gerente e a advogada foram conduzidos para a delegacia para prestarem esclarecimentos, uma vez que durante a confusão os dois não entraram em consenso.

O procurador-geral do INSS foi até a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol entender o que havia acontecido e, ao notar a presença dele na delegacia, a advogada disse que acionaria a presidente da Comissão Representativa da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A advogada queria esperar sua cliente na antessala de onde ocorre a perícia, mas segundo a comunicação do INSS, a entrada de outra pessoa no local, além do segurado, ocorre somente com a autorização do perito.

Após esclarecimentos, o gerente e a advogada foram liberados. Na agência estão viaturas das polícias Federal, Militar e Guarda Municipal.

João Lopes, 29 anos, chegou às 8h20 para passar por perícia e após a confusão falou que ninguém está feliz. “Aqui não é fila da Expogrande e olha o tanto de gente querendo ser atendido”, disse.

Quem também esperava atendimento era Fernanda Brum, de 29 anos. Ela chegou ao local às 8h e tinha agendamento marcado para 9h30. Sem poder ficar muito tempo em pé, a moça lamenta o ocorrido. "Estou com dois dedos quebrados, fiz cirurgia. Eles atenderam quem estava lá dentro já e depois disseram que não iam atender mais quem tava aqui fora porque foram ameaçados”, diz.

Eduardo sentado aguardando na fila (Foto: Clara Farias)
Eduardo sentado aguardando na fila (Foto: Clara Farias)

Eduardo Pereira, de 31 anos, veio do estado do Paraná para passar por perícia em Campo Grande e não conseguiu ser atendido. "Meu advogado disse que tinha perícia marcada, voltei pra Campo Grande só por causa disso, agora vou gastar dinheiro para voltar e depois quando remarcarem”, esbravejou.

Os atendimentos do período da tarde devem ocorrer normalmente, mas os que estavam previstos para a manhã desta terça-feira serão reagendados.

*Matéria editada às 12h02

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias