ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Em ano eleitoral, reuniões devem ter uso de máscara e sem aglomeração

Prefeitura de Campo Grande definiu regras para reuniões e assembleias durante a pandemia

Leonardo Rocha | 16/06/2020 12:55
Reunião na sede da ACP-MS, em Campo Grande (Foto: Divulgação - ACP)
Reunião na sede da ACP-MS, em Campo Grande (Foto: Divulgação - ACP)

Em ano eleitoral, a Prefeitura de Campo Grande definiu regras para reuniões e assembleias na cidade, durante a pandemia do coronavírus. Os eventos devem ocorrer sem aglomeração de pessoas, de preferência em locais abertos, com todos os participantes usando máscaras.

O decreto também destaca que os eventos devem ser realizados de forma presencial, só em extrema necessidade. O local só poderá receber 60% da sua capacidade máxima e o distanciamento entre as pessoas precisa ser de no mínimo 1 metro e meio.

A preferência é para que as reuniões ocorram em áreas abertas e se não tiver esta opção, que o local tenha ventilação natural, com portas e janelas abertas. As mesas dos participantes devem ter uma distância de dois metros cada.

Todos que participarem do evento precisam usar máscaras, atendendo assim recomendação do Ministério da Saúde. O local precisa ter álcool em gel às disposição tanto na entrada, como em outros pontos da reunião. Fica proibida a participação de pessoas com sintomas respiratórios e deve ser evitada a presença de integrantes do grupo de risco.

O decreto ainda proíbe o fornecimento de alimento no sistema “self-service” e não pode haver o funcionamento de espaços para crianças. O descumprimento das medidas poderá gerar ações civis, administrativas e penais aos infratores, que podem responder por crimes contra saúde pública.

A prefeitura ainda destaca que estas medidas podem ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação da pandemia, em Campo Grande. O decreto com as regras foi publicado hoje (16), no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

Eleições – Por enquanto as convenções partidárias ainda estão programadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também já permitiu que os partidos façam o evento de forma virtual. Entretanto as lideranças (partidárias) de Mato Grosso do Sul dizem que só vão escolher esta opção, caso não haja outra alternativa.

O calendário eleitoral também poderá sofrer mudanças, caso o Congresso Nacional resolva mudar a data da eleição, marcada para 4 de outubro. A discussão é que o pleito seja adiado ao menos por dois meses, em função da pandemia do coronavírus.


Nos siga no Google Notícias