ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Em dia de higienização das mãos, hospital tenta diminuir indice de infecção

Taxa global de infecção hospitalar de março foi de 7% no HU

Yarima Mecchi | 05/05/2017 13:02
Infectologista, Andyane Tetila (à esquerda), e diretora-presidente, Andreia Antoniolli (de branco). (Foto: André Bittar)
Infectologista, Andyane Tetila (à esquerda), e diretora-presidente, Andreia Antoniolli (de branco). (Foto: André Bittar)

Comemorado nesta sexta-feira (5) o Dia Mundial de Higienização das Mãos foi de palestra e trabalho para os profissionais que trabalham no HU (Hospital Universitário) de Campo Grande. Entre os três maiores do Estado, a unidade tenta reduzir ainda mais o índice de infecção hospital dos pacientes.

Mesmo estando abaixo do nível aceito pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de 14%, a unidade está orientando e capacitando médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, residentes e alunos para evitar aumentar o nível de infecção hospital e conseguir diminuir o índice. Taxa global de infecção hospitalar de março foi de 7% no HU.

A responsável pelo setor de controle de infecção do hospital e médica infectologista, Andyane Tetila, disse que o principal foco das palestras é conscientizar os profissionais em lavar as mãos o tempo todo.

"Temos que conscientizar principalmente na higienização das mãos. É um hospital de alta complexidade e recebe pacientes graves. Também somos referência no tratamento de doenças infecto parasitarias", destacou.

Enfermeira, Ellen Ribeiro. (Foto: André Bittar)
Enfermeira, Ellen Ribeiro. (Foto: André Bittar)

A diretora-presidente da unidade, Andreia Antoniolli, destacou que a ação é feita todo anos por conta do hospital ser uma extensão do curso de Medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O hospital também está conscientizando os funcionários a não usarem anéis, colares e relógios.

"Tem uma determinação NR32 que não permite o uso de adornos. Vamos colocar relógio de parede pelo hospital e estamos sempre fazendo esse trabalho por conta dos acadêmicos e residentes que iniciam todo ano", afirmou.

Como executora do serviço de controle de infecção hospitalar a enfermeira, Ellen Ribeiro, disse que em 2016 foram feitas coletas das mãos dos profissionais para verificar quais bactérias eles carregavam a fizeram testes de resistências aos antibióticos.

"Nós mostramos que eles realmente têm bactéricas nas mãos e a importância da higienização das mãos. A luva cirúrgica não substitui a água e o sabão", destacou.

Nos siga no Google Notícias