ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Em protesto ao fim de conselho, grupo serve banquete sem agrotóxico

Revogado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), conselho servia de controle social e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar

Mayara Bueno e Ronie da Cruz | 27/02/2019 12:53
Profissional da área de nutrição manuseia alimentos durante evento na Praça do Rádio. (Foto: Marina Pacheco).
Profissional da área de nutrição manuseia alimentos durante evento na Praça do Rádio. (Foto: Marina Pacheco).

Em resposta à extinção do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar), movimentos ligados à nutrição servem um banquete com alimentos sem agrotóxicos na Praça do Rádio, no Centro de Campo Grande. A ação se chama “movimento banquetaço” e deve seguir até 15 horas nesta quarta-feira (dia 27) com distribuição de alimentos e panfletos, além de oficinas gratuitas.

Segundo Rodrigo dos Santos, voluntário do movimento de Economia Solidária, os participantes são contra a extinção do Conselho Nacional, por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e o objetivo com a ação é alertar a população. A entidade então ligada diretamente à presidência, reunia representantes de conselhos estaduais e municipais para formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

Nas tendas montadas no local, somente alimentos entre frutas e verduras que não receberam agrotóxicos – os chamados agroecológicos ou orgânicos. Chefes voluntários fazem pratos, como baião de dois (prato típico do Nordeste que leva arroz e feijão, entre outros ingredientes), abóbora orgânica com berinjela e mandioca cozida.

Mesas foram postas para distribuição dos alimentos. (Foto: Marina Pacheco).
Mesas foram postas para distribuição dos alimentos. (Foto: Marina Pacheco).

“Vai trazer impacto, já que, a partir de agora, representantes da sociedade civil não terão mais espaço nacional de discussão de políticas públicas sobre segurança alimentar”, comenta Rodrigo. E, neste âmbito, também se discutia a questão dos agrotóxicos.

O chefe consultor Bruno Abreu, que prepara pratos no evento de hoje, afirma que se sensibilizou com a ideia, pois o Consea ajuda a conscientizar “as pessoas para uma boa alimentação no dia a dia”. A extinção preocupa, pois, a sociedade perde um espaço de discussão.

Além dos alimentos “limpos”, será distribuído um abaixo-assinado para angariar assinaturas em favor da reativação da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Alimentar, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O grupo existia até 2017, quando foi extinto.

A nutricionista Fernanda Maciel Mendes da Costa disse que tem “muita gente” envolvida no projeto, preparando “desde às 2 horas comida de verdade”. Para ela, “a luta tem de continuar”. “Todo mundo tem o direito de saber o que está comendo”.

Frutas sem agrotóxicos, de acordo com a organização. (Foto; Marina Pacheco).
Frutas sem agrotóxicos, de acordo com a organização. (Foto; Marina Pacheco).
Nos siga no Google Notícias