ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Enfermeira é primeira vacinada contra covid em posto de saúde de Campo Grande

A Santa Casa também abriu nesta terça-feira a imunização dos profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus

Ana Oshiro e Bruna Marques | 19/01/2021 09:33
Flávia toma vacina enquanto prefeito observa. (Foto: Henrique Kawaminami)
Flávia toma vacina enquanto prefeito observa. (Foto: Henrique Kawaminami)

Depois do Estado abrir oficialmente a campanha de vacinação contra a covid-19, hoje foi a vez da Prefeitura de Campo Grande dar a largada na imunização. No CRS (Centro Regional de Saúde) do Bairro Tiradentes,  a funcionária Flávia Cristine Correia de Almeida, de 52 anos, foi a primeira imunizada, representando todos os profissionais da Saúde que se arriscam na linha de frente de combate ao coronavírus.

Enfermeira assistencial há mais de 22 anos, agora ela entra para a história de Campo Grande. Mas o importante é ter segurança no exercício profissional, diz. “Fico feliz em poder participar desse momento. Agimos em todos os sentidos, desde a entrada, até a saída dos pacientes. Diariamente temos contatos com a doença”, ressalta sobre a importância da proteção.

Flávia diz que espera ansiosa a vacinação em grandes proporções, para o fim do sofrimento causado pela pandemia. “Espero que dê mais esperança para continuarmos essa batalha”.

Campo Grande recebeu ontem 26.898 doses da Coronavac, que servirão para imunizar 13.499 idosos de casas de repouso e profissionais da saúde na Capital. O total é dividido em duas etapas. Cada um toma a primeira dose agora e depois de duas semanas volta para a segunda. "É a vitória da vida contra a morte, da ciência contra a doença", comenta emocionado o prefeito Marquinhos Trad.

Na primeira etapa estão inseridos cerca de 13 mil profissionais da Saúde, de unidades de pronto atendimento e dos centros regionais. "Aqueles que desde o ano passado estão salvando vidas para que possamos tocar as nossas vidas", explica o prefeito.

"Temos 70 mil trabalhadores da saúde e eu preciso priorizar. A orientação que estamos dando é que priorizem que CTIs e quem lida diretamente com os pacientes de covid", afirma o secretário de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho.

Mesmo com poucas doses disponibilizadas agora pelo Governo Federal, Marquinhos Trad voltou a garantir que "até o fim de outubro, todos os campo-grandenses estarão imunizados".

Médica intensivista do setor covid foi a primeira pessoa a ser vacinada na Santa Casa. (Foto: Ana Oshiro)
Médica intensivista do setor covid foi a primeira pessoa a ser vacinada na Santa Casa. (Foto: Ana Oshiro)

Santa Casa - No mesmo horário, a Santa Casa de Campo Grande deu início à vacinação, também dos profissionais da saúde. Quem abriu a etapa no hospital, com a primeira dose da Coronavac, foi Maristela Curado do Amaral, 44 anos, médica intensivista do setor covid.

"Me sinto lisonjeada por ser a escolhida para ser a primeira vacinada no hospital, é um trabalho reconhecido. Não foram fáceis esses dias. Dedico esse momento às famílias que não puderam esperar pela chegada da vacina, a todos que faleceram pela doença. Foi o primeiro passo para dias melhores, mas os cuidados devem continuar, o vírus continua aí", reforçou.

Maristela foi chefe da UTI Covid de março a outubro, quando saiu do comando por conta da rotação que fazem entre os profissionais, como forma de evitar a sobrecarga. Apesar do contato direto com infectados, ela conseguiu passar pela pandemia sem testar positivo para a covid.  "Foram muitos cuidados e sorte. Agora com a vacina não será mais sorte, será ciência", avaliou.

Nesse primeiro momento serão imunizados na Santa Casa os profissionais da UTI Covid e da Enfermaria Covid. Depois dos dois setores, entram na fila os profissionais do pronto socorro e do plantão hospitalar, além de centro cirúrgico, especialidades cirúrgicas, profissionais de outros CTIs, enfermarias, pessoal assistencial e setores administrativos.

"Dependemos do poder público enviar as doses, então não temos como saber quanto tempo vai levar pra todos serem imunizados. Ao todo, temos cerca de 6 mil profissionais na Santa Casa, todos serão vacinados ao longo do tempo", explicou a médica infectologista Priscila Alexandrino, coordenadora do setor de infectologia da Santa Casa.

Veja o momento em que Flávia e Maristela são imunizadas:




Nos siga no Google Notícias