ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Escola Auxiliadora abre celebração aos 100 anos com romaria pela Capital

Imagem da santa que dá nome à instituição vai na carroceria de veículo e jovens peregrinam atrás

Por Cassia Modena e Clara Farias | 23/08/2025 16:45
Escola Auxiliadora abre celebração aos 100 anos com romaria pela Capital
Imagem da Madre Mazzarelo na carroceria de veículo e jovens reunidos próximos a ela (Foto: Marcos Maluf)

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora vai completar 100 anos em fevereiro do ano que vem, mas começou as comemorações ao centenário já neste sábado (23) com uma romaria por ruas de Campo Grande. Cerca de 200 pessoas participam.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Colégio Auxiliadora inicia comemorações do centenário com romaria em Campo Grande. Cerca de 200 pessoas participaram da caminhada, que saiu do ginásio da escola na Rua Padre João Crippa e seguiu até a Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio. A diretora, Márcia Koffermann, explicou que as celebrações começaram antecipadamente devido ao ano jubilar decretado pelo Papa Francisco. Jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) foram os protagonistas do evento, organizando grande parte da romaria. A AJS, com cerca de 50 participantes, oferece oficinas de teatro, música e eventos religiosos no contraturno escolar, seguindo a tradição salesiana de formação integral para jovens.

A caminhada começou por volta das 15h30. O ginásio da instituição, na Rua Padre João Crippa, foi o ponto de partida. Os peregrinos vão encerrá-la na Travessa Lydia Baís, onde está a Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio.

Diretora da escola, Márcia Koffermann explica que as celebrações começaram neste ano por 2025 ser um ano jubilar. "O Papa Francisco decretou um jubileu para participarmos de romarias, peregrinações aos lugares santos. Sempre há nas cidades as catedrais e santuários que são considerados as portas santas, então quando as pessoas entram por ali, recebem uma graça especial, fazem suas orações e assim muitas comunidades eclesiais fazem suas romarias", diz.

Escola Auxiliadora abre celebração aos 100 anos com romaria pela Capital
Márcia Koffermann, a diretora do Colégio Auxiliadora (Foto: Marcos Maluf)

Jovens - A participação dos mais novos na organização e como protagonistas da celebração é o destaque de hoje, na visão do professor de ensino religioso e coordenador pastoral, Fernando Rodrigues.

"Desde os tempos de São João Bosco, nosso fundador, tudo é feito para os jovens. Todas as casas salesianas têm um movimento chamado AJS (Articulação da Juventude Salesiana), inclusive nossa escola, prevendo que nossos alunos recebam formação integral: escolar e humana", afirma.

No AJS da Auxiliadora, cerca de 50 jovens participam de oficinas de teatro, música e eventos religiosos no contraturno escolar.

Escola Auxiliadora abre celebração aos 100 anos com romaria pela Capital
Imagem de Nossa Senhora Auxiliadora (Foto: Marcos Maluf)

Os jovens foram a maioria a seguir as imagens pelas ruas durante a peregrinação. "Inclusive, grande parte deste evento, quase 80%, foi articulado pela AJS, pela nossa juventude, salvo aquilo que é específico da vida adulta, como os ofícios, a parte administrativa da nossa escola e o contato com as paróquias", complementa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.