ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Escolas têm prazo até às 18h para decidir sobre redução de mensalidade

Setor privado queria empurrar resposta para 4 de maio, mas foi concedido apenas mais um dia

Aline dos Santos | 30/04/2020 08:47
Proposta prevê três faixas de desconto para pais de alunos com dificuldades para pagar mensalidades. (Foto: Paulo Francis)
Proposta prevê três faixas de desconto para pais de alunos com dificuldades para pagar mensalidades. (Foto: Paulo Francis)

A tentativa de acordo com as escolas particulares para redução do valor das mensalidades entra na reta final nesta quinta-feira (dia 30), véspera de feriado. A negociação, que envolve Procon  estadual (Superintendência de Defesa ao Consumidor), Procon municipal, Defensoria Pública e MP-MS (Ministério Público Estadual), se arrasta há 20 dias e o setor privado tentou empurrar o prazo de resposta para 4 de maio.

Contudo, conseguiram apenas mais um dia. De acordo com o defensor público Homero Medeiros, a Defensoria Pública e o Ministério Público concederam prazo final para a reposta até às 18h de hoje.

Segundo a presidente do Sinepe-MS (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de MS)  Maria da Glória Paim Barcellos, o documento será finalizado nesta quinta-feira, mas não antecipou se o setor aceitará a proposta de desconto. “Levamos à apreciação das instituições. É um documento extenso, que abraça todo mundo”, diz.

Até então, o setor se mostra resistente a reduzir o valor das mensalidades, apesar de as aulas presenciais estarem suspensas desde março por conta da pandemia do novo coronavírus.

“A proposta é honesta e justa. Não vai causar desequilíbrio econômico”, defende o superintendente do Procon, Marcelo Salomão. Projeto na Assembleia Legislativa prevê desconto de 30% nos valores das mensalidades, incluindo ensino superior.

A proposta – A tentativa de acordo traz três faixas de descontos na mensalidade, que seriam aplicados numa avaliação caso a caso e somente para pais com dificuldades financeiras.

Na educação infantil, especificamente na faixa etária de 0 a 3 anos (quando o ensino não é obrigatório), o desconto seria de 25%. Para os demais anos, os descontos seriam de 10% e 15%.

Os 10% são para as escolas enquadradas como microempresa, com faturamento anual de até R$ 360 mil. Já o desconto de 15% é para as demais unidades de ensino da rede particular. Pais com mais de um filho matriculado terão desconto cumulativo.

No caso de quem já pagou antecipado por todo o ano letivo, mas comprovar a dificuldade financeira nesse período de paralisia econômica, a proposta prevê o ressarcimento da parte correspondente ao desconto, seja por meio de devolução ou compensação futura.

Já alimentação extra e atividades extracurriculares (natação, balé) não deverão ser cobradas nesse período de aulas a distância.

Nos siga no Google Notícias