ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Na contramão da resistência do setor, escola dá exemplo e reduz mensalidade

Procon tenta acordo na próxima semana e projeto de lei quer redução de 30% no valor para ajudar pais

Aline dos Santos | 23/04/2020 13:27
Unidade da Escola Despertar em Campo Grande, que ofereceu desconto de até 25% na mensalidade. (Foto: Kisie Ainoã)
Unidade da Escola Despertar em Campo Grande, que ofereceu desconto de até 25% na mensalidade. (Foto: Kisie Ainoã)

“Olha, sinceramente, busquei fazer o que acho justo”. A declaração é de Fabiano Gomes Bernardes, proprietário de escola particular, que, na contramão do setor de ensino privado, ofereceu desconto de até 25% para os pais nesse período de aulas presenciais suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

Mesmo com os alunos fora das escolas, portanto sem gastos como água, luz e telefone, o setor resiste a dar desconto nas mensalidades, penalizando os pais que veem o orçamento encurtar diante da paralisia da economia.

Neste cenário, o Procon (Superintendência de Defesa ao Consumidor)  tenta acordo com o setor privado; projeto de lei na Assembleia Legislativa busca assegurar redução de 30% nos valores; e há caso de quem larga na frente, como o proprietário da Escola Despertar.

Com duas unidades em Campo Grande, a escola, fundada há 22 anos, tem 245 alunos, do berçário ao sétimo ano do ensino fundamental.

“Quando foi divulgado o fechamento das escolas durante todo o mês de abril, mandei bilhete para os pais , informando que repassaria desconto proporcional às despesas que não teria no período, como água, luz, material de higiene, material de limpeza, vale-transporte, alimentação. Peguei todas as despesas e cheguei ao percentual de 18%. Então, repassei o desconto de 25% na mensalidade dos alunos de período integral. Para os alunos de meio período, o desconto foi de 15%”, afirma Fabiano Bernardes.

Os valores médios da mensalidade, sem descontos, variam de mil reais a R$ 1.300.  Os alunos da Despertar seguem estudando por meio de aulas em vídeo, incluindo a educação infantil.

O ensino a distância também foi adotado por outras escolas, mas com uma grande diferença. Há caso de pai que paga mensalidade de quase R$ 2 mil para que a criança estude uma hora por dia, com a frequência de aula  um dia sim e um dia não.

Procon estadual tenta acordo com representantes da rede particular de ensino. (Foto: Marcos Maluf)
Procon estadual tenta acordo com representantes da rede particular de ensino. (Foto: Marcos Maluf)

Resistência – A redução da mensalidade no ensino privado tem motivado rodadas de reuniões entre representantes do setor, Procon, Ministério Público e Defensoria Pública. De acordo com o superintendente do Procon MS, Marcelo Salomão, um novo encontro será marcado para o começo da semana que vem.

“Estamos construindo um acordo. Não fechamos ainda, mas a proposta é em torno de 15% de desconto de forma vertical. Ou seja, a escola analisaria caso a caso. Como a situação do pai que perdeu renda e está com dificuldades financeiras”, afirma.

Segundo o Procon, a proposta passa por análise da Defensoria Pública e do Ministério Público. Marcelo Salomão afirma que, na análise de gastos do ensino privado, o custeio (água, luz, telefone) equivale a 5% do valor da mensalidade, sendo a maior fatia, de 70%, correspondente ao pagamento dos professores. “Estamos tratando com cautela para que não  haja demissões”, diz o superintendente .

De acordo com o Procon, já houve avanço na educação infantil, na faixa etária de 0 a 3 anos. As regras são: sem cobrança de multas e juros por inadimplência no período de abril e maio e não cobrança de multa na rescisão contratual.

Felipe Orro apresentou projeto de lei para redução de 30% no valor das mensalidades. (Foto: Luciana Nassar)
Felipe Orro apresentou projeto de lei para redução de 30% no valor das mensalidades. (Foto: Luciana Nassar)

Projeto de lei – O deputado estadual Felipe Orro (PSDB) apresentou projeto de lei para reduzir em 30% as mensalidades de instituições de ensino fundamental, médio e superior da rede privada durante a pandemia.

Nesta quinta-feira (dia 23), o parlamentar afirma que aguarda parecer da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final), que avalia a legalidade dos projetos para tramitar na Assembleia Legislativa.

Segundo Orro, a comissão está dividida, mas, se o parecer for favorável, ele avalia que o texto será aprovado sem resistências quando chegar ao plenário.

“Não acredito que vai ficar ruim para as escolas e universidades. Neste período, o custo naturalmente é menor. É o momento de todo mundo abrir mão de alguma coisa. Até banco está abrindo mão. Fica pior se eles não receberem”, afirma o deputado.

A reportagem não conseguiu contato com o Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de MS) hoje. Até reunião realizada ontem, o posicionamento era contrário a desconto horizontal, ou seja, na mensalidade de todos os alunos.  Em ofício, aos donos de escolas, o sindicato foi taxativo: "refutou veementemente fixação de desconto para as mensalidades".

Nos siga no Google Notícias