Estação das flores dá as boas-vindas com chuva e derruba 12 graus na temperatura
“Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação”, Cecília Meireles


“A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega”.
O trecho de Cecília Meireles conta de uma estação de livro, filme, como se automaticamente a partir das 5h da manhã de hoje o céu amanhecesse diferente, a paisagem mais florida.
A estação das flores para Mato Grosso do Sul é de extremos. Marcada como irregular, com ventos, trovoada até chuva de granizo. De florido mesmo, apenas o guarda-chuva de quem tenta escapar da água.
Para a região central, as chuvas devem ficar dentro da média histórica. Com 70 milímetros em setembro, 130 em outubro, podendo chegar a 165 em novembro.
“Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega...”
A primavera dá as boas-vindas com chuva, até à tarde do seu primeiro dia ela já trouxe 8 milímetros de água, acompanhada de fortes ventos. Foi assim, na sua estreia, que ela derrubou a temperatura, de 31, para 19 graus.
A estação já serve de preparo para o que vem por aí. As temperaturas podem atingir valores muito elevados, algumas vezes beirando até 40 graus na Capital. Por conta da forte radiação solar, dias de céu claro é o que não vai faltar. (Com informações do serviço de meteorologia da Anhanguera/Uniderp).