A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

23/09/2011 16:59

Estação das flores dá as boas-vindas com chuva e derruba 12 graus na temperatura

Paula Maciulevicius

“Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação”, Cecília Meireles

Primavera chegou “e flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor”, Cecília Meireles. (Foto: Arquivo)Primavera chegou “e flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor”, Cecília Meireles. (Foto: Arquivo)
De cores e flores apenas o guarda-chuva da pedestre traz a estampa da primavera. (Foto: João Garrigó)De cores e flores apenas o guarda-chuva da pedestre traz a estampa da primavera. (Foto: João Garrigó)

“A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega”.

O trecho de Cecília Meireles conta de uma estação de livro, filme, como se automaticamente a partir das 5h da manhã de hoje o céu amanhecesse diferente, a paisagem mais florida.

A estação das flores para Mato Grosso do Sul é de extremos. Marcada como irregular, com ventos, trovoada até chuva de granizo. De florido mesmo, apenas o guarda-chuva de quem tenta escapar da água.

Para a região central, as chuvas devem ficar dentro da média histórica. Com 70 milímetros em setembro, 130 em outubro, podendo chegar a 165 em novembro.

“Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega...”

A primavera dá as boas-vindas com chuva, até à tarde do seu primeiro dia ela já trouxe 8 milímetros de água, acompanhada de fortes ventos. Foi assim, na sua estreia, que ela derrubou a temperatura, de 31, para 19 graus.

A estação já serve de preparo para o que vem por aí. As temperaturas podem atingir valores muito elevados, algumas vezes beirando até 40 graus na Capital. Por conta da forte radiação solar, dias de céu claro é o que não vai faltar. (Com informações do serviço de meteorologia da Anhanguera/Uniderp).

No primeiro dia da primavera, previsão é de tempo nublado e chuva
De acordo com o Inmet, nesta sexta-feira, os termômetros irão marcar entre 16ºC e 31ºCA previsão para esta sexta-feira, primeiro dia da primavera,é ...
Primavera vai trazer chuva e altas temperaturas para Mato Grosso do Sul
A estação das flores chega às 6h de sexta-feira A Primavera chega às 6h de amanhã com prenúncio de chuvas no período da tarde, altas temperaturas e ...
EMHA suspende atendimento ao público para capacitação de funcionários
O atendimento ao público será suspenso nesta sexta-feira (15) na EMHA (Agência Municipal de Habitação). Segundo a assessoria de comunicação da prefei...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions