ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Estudantes se reúnem para disputar vaga em olimpíada de robôs

Filipe Prado | 15/08/2014 18:11
O robô deve percorrer a arena, que simula um desastre natural, e resgatar uma "pessoa" (Foto; Marcelo Victor)
O robô deve percorrer a arena, que simula um desastre natural, e resgatar uma "pessoa" (Foto; Marcelo Victor)

Equipados com peças, engrenagens e um programa de computador, estudantes do ensino fundamental participarão de uma competição diferente. Foi realizado na tarde de hoje (15) a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robôs.

A atividade era simples, passar por arenas que simulavam desastres naturais e resgatar uma “pessoa”. Mas o robô deveria percorrer todo o trajeto, sem a interferência dos seus criadores.

O começo tudo parecia fácil. Até a chegar o dia da competição. Arthur Cação, 12 anos, e sua equipe, K9, realizaram todos os reparos possíveis em seu robô, antes de iniciarem o trajeto, mas o nervosismo insistiu em acompanhar a equipe.

“Nós vamos ficando mais nervosos perto do dia da competição”, revelou. A paixão pela robótica foi “herdada” da irmã mais velha, que já frequentava as aulas. Bastou um convite para Arthur também encarar o desafio. Hoje, competiu com quatro escolas para saber qual robô poderia ir à etapa nacional.

E tudo rendeu bastante trabalho para toda a equipe. “A gente faz o programa e monta o robô, depois faz teste, mexe, muda a programação. Vamos testando até dar certo”, explicou o estudante.

Tudo com a ajuda de um professor e também dos colegas, como Lucas Antônio, 16. Ele não poderá participar da etapa para estudantes mais velhos, então resolveu ajudar os amigos.

Arthur se apaixonou pela robótica por conta da sua irmã (Foto: Marcelo Victor)
Arthur se apaixonou pela robótica por conta da sua irmã (Foto: Marcelo Victor)

O coordenador do evento Thiago Prado comemorou a participação dos estudantes e explicou que a olimpíada é um evento que faz com que os estudantes se dediquem mais aos estudos. “É um processo inverso de educação, diferente do tradicional. O estudante vai montando o robô e sente a necessidade de procurar, de saber mais”.

Mesmo com a pouca idade, os estudantes começam a se interessar mais cedo pela robótica, assim abrangendo várias outras áreas de estudo, como a matemática e física. “Eles se superam a cada dia e isso contribui demais com a educação”, constatou o coordenador.

Mato Grosso do Sul ainda não sediou muitas competições como esta. Segundo o representante estadual da olimpíada, Edson Takashi Matsubara, foram somente duas competições no Estado.

Ele também apontou os benefícios da competição. “Com certeza é ótimo para o estudante. Esta dificuldade os motiva. Eles veem o problema de uma forma mais palpável e isso é uma ferramenta de ensino fantástica”, admitiu Matsubara.

A equipe Weebo foi a vencedora da etapa estadual e foi classficada para a competição nacional, que será realizada em outubro na cidade de São Carlos (SP). A K9 ficou em segunda colocação.

Amanhã (16) acontece a Etapa Regional Nível 2, que ocorre simultaneamente em dois campus, de Campo Grande e Ponta Porã, das 8 às 18 horas. Oito equipes de estudantes de nível médio participam em Campo Grande e quatro em Ponta Porã. Os vencedores estarão classificados para a Etapa Estadual Nível 2, que será em Ponta Porã nos dias 28 e 29 de agosto.

Nos dois níveis, os vencedores das etapas estaduais participarão da competição nacional.

Os estudantes recebem peças e precisam programar o robô (Foto: Marcelo Victor)
Os estudantes recebem peças e precisam programar o robô (Foto: Marcelo Victor)
Edson admitiu que a olimpíada é uma ótima forma de aprendizado (Foto: Marcelo Calazans)
Edson admitiu que a olimpíada é uma ótima forma de aprendizado (Foto: Marcelo Calazans)
Nos siga no Google Notícias