ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Família acusa polícia de matar jovem por engano em investigação de latrocínio

Pai e namorada afirmam que Bruno dormia em casa quando foi baleado e contestam versão de confronto com Choque

Por Bruna Marques e Victória Costacurta | 20/10/2026 10:23
Família acusa polícia de matar jovem por engano em investigação de latrocínio
Tampa de caixão ao lado do corpo de Bruno, velado por amigo (Foto: Juliano Almeida)

Na varanda da casa de tijolos à mostra, no Portal Caiobá, o caixão com o corpo de Bruno Rafael Souza da Silva, foi posicionado à esquerda da porta. Um ventilador de chão e uma placa com trechos bíblicos que tratam de ressurreição foram posicionados perto da cabeça dele, rodeada de flores. Dentro do imóvel e no quintal, familiares e amigos participavam do velório, revoltados com a morte do rapaz, aos 18 anos, atribuída a confronto com policiais do BPChoque (Batalhão da Polícia Militar de Choque).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Amigos e familiares velaram, nesta terça-feira (20), Bruno Rafael Souza da Silva, morto durante ação do Batalhão de Choque em sua casa, no Portal Caiobá, em Campo Grande. A polícia investigava o latrocínio de Gian Marcelo Samaniego Ramão. Pai e namorada afirmam que Bruno dormia, estava desarmado e não reagiu, versão contestada pela polícia, que diz ter sido ameaçada com arma. A família pede justiça e esclarecimentos. Três suspeitos do crime foram presos.

Na geladeira da casa, ainda tem a marmita que Bruno deixou pronta para o trabalho, em uma empresa prestadora de serviço de limpeza. Também há outras marcas que evidenciam o que aconteceu na madrugada de segunda-feira (19). Marcas de sangue no sofá, na parede, no cobertor do filho de 4 meses, além de buraco de tiro na parede.

Familiares confeccionaram camisetas em homenagem ao jovem, inclusive uma para o bebê. O pai, Valdir Souza da Silva, de 56 anos, e a namorada contestam a versão policial de que Bruno teria reagido à abordagem. Segundo os dois, ele estava dormindo quando os agentes entraram na residência e não tinha uma arma.

No quarto onde o jovem dormia, a família mostrou uma marca de tiro na janela. O colchão, que ficou ensanguentado, foi descartado. Ainda havia vestígios de sangue no cobertor do bebê, estampado com o personagem Homem-Aranha, no sofá ao lado da cama e na parede próxima à marca de disparo.

Família acusa polícia de matar jovem por engano em investigação de latrocínio
Trecho de Eclesiastes e ventilador posicionados ao lado do caixão (Foto: Juliano Almeida)

Bruno foi baleado durante as diligências relacionadas à investigação do latrocínio de Gian Marcelo Samaniego Ramão, de 27 anos, assassinado na noite de sexta-feira (16), no Bairro Parque do Lageado.

A namorada de Bruno, que pediu para não ser identificada por afirmar que está recebendo ameaças de morte, relatou que ouviu a movimentação policial por volta das 4h, quando o bebê chorava e ela alertou o companheiro sobre a chegada dos agentes.

“Por volta das 4h da manhã, ouvi minha sogra falando: ‘Véi, olha os homens’. O neném estava chorando, então olhei para o Bruno e falei: ‘Amor, os homens’. Ele apenas abriu os olhos e, quando olhei novamente, já tinha entrado aquele monte de gente vestida de preto. Os policiais começaram a mandar: ‘Vai, vai, vai! Sai para fora, sai para fora!’”, contou.

Segundo ela, ao sair do quarto com o bebê, ouviu um policial cobrar que Bruno entregasse uma arma. A jovem afirma que o namorado negou estar armado e disse que não havia feito nada.

“Fui me levantar com o neném, mas quase aconteceu alguma coisa, porque eles já pisaram no colchão. Saí e, quando atravessei a cortina e cheguei à porta da sala, ouvi um policial falando para o Bruno: ‘Vai, seu filho da puta, cadê a arma?’. O Bruno respondeu: ‘Não, senhor, não está comigo, não fui eu, não’”, relatou.

Família acusa polícia de matar jovem por engano em investigação de latrocínio
Familiares e amigos em velório realizado no Portal Caiobá (Foto: Juliano Almeida)

Na sequência, ela ouviu um disparo. Conforme a namorada, cerca de 20 minutos depois, os policiais saíram do local e disseram ao pai do jovem que Bruno havia apontado uma arma para a equipe.

“Eu respondi: ‘Mentira, mentira! Não tinha arma lá dentro?’”, afirmou.

A mulher relata que, pouco depois, os policiais retiraram Bruno da casa enrolado em uma coberta e o colocaram na viatura. Ela diz que, inicialmente, recebeu a informação de que ele havia sido levado para atendimento médico e acreditou que o namorado ainda estivesse vivo.

“Depois que o levaram, me chamaram ali na frente e falaram para eu ficar tranquila, que ele já tinha ido para o posto e estava sendo atendido. Eu acreditei nisso”, disse.

A família foi orientada a procurar o posto de saúde do bairro. No local, segundo a namorada, recebeu a notícia da morte. Ela afirma que um médico informou que Bruno já havia chegado sem vida e que não houve tentativa de reanimação.

“Em outra reportagem, estavam dizendo que ele tinha saído daqui com vida. Mas, quando cheguei ao posto, o médico falou que ele já tinha chegado sem vida e que não havia mais nada a fazer. Nem tentaram reanimá-lo, porque ele já chegou lá sem vida. Zero de vida”, declarou.

A namorada afirma que as marcas de sangue deixadas no quarto reforçam suas dúvidas sobre a versão apresentada pelos policiais. “Para nós, isso não faz sentido, porque o colchão ficou cheio de sangue. A coberta do meu filho está ali, com o sangue dele até agora”, disse.

Família acusa polícia de matar jovem por engano em investigação de latrocínio
Quarto onde Bruno morreu: casal dormia em colchão no chão (Foto: Juliano Almeida)

Injustiça - O pai de Bruno, Valdir Souza da Silva, de 56 anos, também contesta a versão de que o filho teria reagido à abordagem. Ele afirma que o jovem trabalhava durante o dia, tinha rotina simples e não costumava se envolver com armas. O rapaz trabalhava em prestador de serviço de limpeza.

“Uma coisa que achei muita injustiça foi o que fizeram com ele. Falaram que ele reagiu e colocaram um monte de coisas nas costas dele que não estavam aqui dentro de casa, inclusive uma arma. O guri nem gostava de arma”, afirmou.

Valdir conta que estava saindo para trabalhar com a esposa quando os policiais chegaram. Segundo ele, Bruno já estava acordado e se preparava para ir ao serviço.

“Na hora em que aconteceu, eu estava saindo para trabalhar com a minha esposa. Chamei ele, e ele respondeu: ‘Pai, eu já estou acordado, já não vou perder a hora para ir trabalhar’. Eu falei que já estava saindo, porque pego o ônibus às 5h20”, relatou.

O pai afirma que abriu o portão acreditando que os policiais fariam uma revista na residência. Ele diz que o filho trabalhava nas proximidades e costumava ir de bicicleta.

“Foi na hora em que fomos abrir o portão que eles chegaram. Abri o portão com a intenção de permitir que fizessem uma revista, procurassem alguma coisa, porque aqui não tem nada de errado”, declarou.

Segundo Valdir, os policiais entraram, retiraram a namorada e o bebê do quarto e, em seguida, Bruno foi baleado dentro da casa.

“Aí entraram, pegaram o guri, colocaram a mulher dele e o neném para fora e mataram o guri ali dentro. É certo isso? Para mim, não é. Mataram o guri com a maior injustiça”, afirmou.

Família acusa polícia de matar jovem por engano em investigação de latrocínio
Valdir, pai de Bruno, contesta versão da polícia (Foto: Juliano Almeida)

Valdir também contesta a informação de que o filho teria trocado tiros com os policiais. Ele sustenta que a família ouviu apenas um disparo.

“Os policiais me falaram que ele reagiu. Mas reagiu de que jeito, se o guri tinha medo até de pegar uma faca? Como é que ele ia reagir? Ele não gostava de arma, não gostava de faca, não gostava de nada disso”, disse.

O pai acrescentou que o filho evitava até cortar carne durante os churrascos em família porque não gostava de manusear facas.

“Só deu um tiro. Nós estávamos aqui na frente e ouvimos apenas um disparo, que foi o do policial. Não saiu tiro nenhum daqui. Ele também não tinha arma dentro de casa”, alegou.

Valdir diz que não pretende atacar a instituição policial, mas considera que houve falha na abordagem.

“Por isso, acho que houve uma falha de policiais mal preparados. É isso que penso. Não quero falar mal da polícia nem de ninguém, mas considero que houve uma falha na forma como trataram o guri”, afirmou.

Ele questiona por que os policiais não teriam confirmado a identidade do filho antes de entrar na residência. “Por que não perguntaram quem ele era? Por que não fizeram a identificação direito? Poderiam ter perguntado o nome e dito que queriam falar com determinada pessoa, mas não fizeram isso. Já chegaram atirando no guri”, declarou.

“Ele estava dormindo ali, com a família. É isso que tenho para falar”, completou.

Família acusa polícia de matar jovem por engano em investigação de latrocínio
Homenagem prestada a Bruno estampada em camisa (Foto: Juliano Almeida)

Investigação - Bruno morreu durante uma ação do Batalhão de Choque realizada no âmbito da investigação sobre o latrocínio de Gian Marcelo Samaniego Ramão, de 27 anos. O caso levou à prisão de Yuri Silva Santos Modesto, de 27 anos, Matheus Pereira da Silva Lima, conhecido como “TH”, e Miguel Sousa da Silva, o “Neguinho”.

Yuri foi localizado em uma boate de Corumbá após a polícia ter acesso a um áudio enviado por ele ao próprio pai. Em depoimento, admitiu que dirigia o Gol prata usado no crime, mas tentou afastar a responsabilidade pelo planejamento e pelos disparos.

A polícia prendeu Miguel e Matheus em um ônibus na cidade de Itu (SP), quando seguiam para o Rio de Janeiro. Em depoimento, Miguel confessou ter atirado contra Gian, mas alegou que reagiu depois que a vítima sacou uma arma. Ele também afirmou que o irmão, Bruno Rafael, não teve participação no latrocínio. Já Matheus negou envolvimento no crime e disse que estava na casa da companheira no momento do assalto.

Durante as diligências em Campo Grande, policiais do Batalhão de Choque foram a endereços ligados aos investigados. Na casa de Bruno, conforme a versão policial, a equipe teria sido ameaçada com uma arma de fogo. O jovem foi baleado, socorrido e levado a uma unidade de saúde, onde morreu.

Em outro imóvel, aparentemente abandonado, no Bairro Tijuca, os policiais encontraram mercadorias que teriam sido roubadas, entre elas pneus, óculos, eletrônicos e cigarros. No local, também foram apreendidos colete balístico, placas de proteção, uma espingarda calibre 12, conversores para pistola e munições.

O delegado Luca Venditto Basso ratificou a prisão em flagrante dos três suspeitos por latrocínio, roubo majorado pelo concurso de pessoas, emprego de arma de fogo e restrição da liberdade das vítimas. Ele também pediu a conversão das prisões em preventivas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.