ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Fapec vai assessorar revisão da lei de ocupação do solo e código de obras

Normas devem ser revisadas a cada cinco anos e próximo prazo é 2025

Por Caroline Maldonado | 27/03/2024 08:45
Vista aérea da região central de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Vista aérea da região central de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande está contratando a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) para prestar assessoria técnica na elaboração da revisão da Lous (Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo) e do Código de Obras de Campo Grande. A revisão deve ser feita a cada cinco anos. O próximo prazo é 2025.

A lei regula todo o uso do solo da Capital e qualquer empreendimento que se instale em Campo Grande tem que seguir as normas. A normativa é importante, por exemplo, para definir os locais liberados para instalação de comércios.

Foi publicada na edição desta quarta-feira (27) a homologação do contrato com a fundação com dispensa de licitação. A contratação ocorre a pedido da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), que é responsável pela elaboração da revisão da lei.

As discussões sobre a revisão começaram em 2019, quando a prefeitura formou um grupo de trabalho para revisão da lei. Depois da discussão, o projeto deve passar pelo CMDU (Conselho Municipal da Cidade) e seguir para análise da Câmara Municipal.

Depois do Plano Diretor, a lei de uso do solo é a segunda norma mais importante na organização da cidade e foi regulamentada em Campo Grande em 2005. Desde então, diversas emendas, consideradas ilegais pelo MPMS (Ministério Público Estadual) foram aprovadas e após ações judiciais, derrubadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias