ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Festival do Sobá é aberto e vai até domingo com música, cultura e culinária

Prefeito Gilmar Olarte foi vaiado e teve dificuldades em fazer o discurso

Thiago de Souza | 06/08/2015 21:37
Prefeito, governador e vice-cônsul do Japão estiveram na abertura do evento. (Foto: Vanessa Tamires)
Prefeito, governador e vice-cônsul do Japão estiveram na abertura do evento. (Foto: Vanessa Tamires)
Público prestigiou a abertura do Festival do Sobá, que segue até domingo. (Foto: Vanessa Tamires)
Público prestigiou a abertura do Festival do Sobá, que segue até domingo. (Foto: Vanessa Tamires)

Começou hoje (6) a décima edição do Festival do Sobá, na Feira Central, em Campo Grande. A abertura contou com a presença do Governador Reinaldo Azambuja, do Prefeito Gilmar Olarte, parlamentares, secretários municipais e estaduais, e do vice-Cônsul do Japão no Brasil, Yoshinari Oda. Outro destaque do evento é a celebração, em 2015, dos 120 anos de amizade entre Brasil e Japão.

A festa segue até domingo (9), e terá atrações musicais, como o show dos Paralamas do Sucesso, nesta quinta-feira, onde são esperadas mais de 20 mil pessoas, mostra de cultura japonesa, comidas típicas da terra do sol nascente e oficinas de arte e cozinha show. As associações esportivas e culturais de Campo Grande também vão fazer várias apresentações no evento, de demostrações de Karatê e danças como Odori de Okinawa e Ryu Kyu Koku Matsuri Daiko. 

No discurso de abertura, o governador Reinaldo Azambuja disse que é um orgulho ter uma festa como esta e parabenizou os organizadores do evento. Azambuja aproveitou para agradecer “o carinho e a paciência da população” em relação ao governo dele. Ele ainda destacou a vinda, nos dias 1 e 2 de novembro, do príncipe e da princesa do Japão a Campo Grande.

O Festival do Sobá foi inserido no calendário de eventos entre os dois países, o que permitiu que a Capital entrasse na rota de visitas da Família Imperial Japonesa.

Durante a abertura do festival foi realizada a Cerimônia do Saquê, uma tradição que representa prosperidade, em ritual quando barril da bebida japonesa é quebrado.

O prefeito Gilmar Olarte destacou que “hoje [abertura do festival] é um dia de festa para Campo Grande". Um grupo de professores que está em greve, vaiou o prefeito em seu discurso, que por sua vez, disse que as vaias o estimulam mais a trabalhar pela cidade.

Nos siga no Google Notícias