ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Fogo cerca área verde da Nipo-Brasileira, mas não atinge a estrutura

Chamas começaram no horário de almoço e se espalharam rapidamente com o vento forte

Por Geniffer Valeriano e Gabi Cenciarelli | 19/08/2025 14:53
Fogo cerca área verde da Nipo-Brasileira, mas não atinge a estrutura
Com mangueira, caseiro ajuda a conter chamas do incêndio (Foto: Gabi Cenciarelli)

O incêndio que atingiu a área verde ao lado da Associação Nipo-Brasileira de Campo Grande na tarde desta terça-feira (19) mobilizou 15 militares e já usou 15 mil litros de água. Apesar da propagação rápida das chamas, devido ao vento forte e ao tempo seco, a estrutura do clube não foi atingida.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um incêndio atingiu a área verde adjacente à Associação Nipo-Brasileira de Campo Grande nesta terça-feira (19), mobilizando 15 militares e consumindo 15 mil litros de água. Apesar do vento forte e do clima seco, que contribuíram para a rápida propagação das chamas, a estrutura do clube permaneceu intacta. A área verde, com aproximadamente sete hectares, é preservada pela comunidade há mais de 50 anos. O Corpo de Bombeiros utilizou três caminhões de combate a incêndio e viaturas de apoio, distribuindo equipes em pontos estratégicos para evitar que o fogo se alastrasse para propriedades vizinhas.

A presidente da entidade, Maria Eleni Adania, contou que o fogo começou enquanto os funcionários da associação estavam no horário de almoço. “Quando viram, o fogo já estava superalto. Isso levou questão de 15 minutos. Já acionamos o Corpo de Bombeiros, mas como hoje está muito ventoso, começou a se espalhar de um lado para o outro. Quando vi os vídeos, me assustei bastante e corri para cá”, relatou.

Ela destacou ainda a preservação da área verde, de cerca de sete hectares, que é cuidada pela comunidade há mais de 50 anos. “Graças a Deus a infraestrutura não foi atingida, mas também graças ao trabalho de alguns voluntários e do nosso caseiro, que ajudaram carregando água e tentando conter as chamas até a chegada dos bombeiros”, disse.

De acordo com o tenente Gomes, do Corpo de Bombeiros, o incêndio se espalhou rapidamente por causa da vegetação seca e do vento forte. “Aqui nós temos uma mata preservada. O fogo se alastrou rapidamente, mas conseguimos confinar para proteger os bens e propriedades. Agora começamos a extinguir foco por foco até deixar o local em segurança”, explicou.

Fogo cerca área verde da Nipo-Brasileira, mas não atinge a estrutura
Estrutura da Nipo não foi atingida, mas fogo chegou próximo de edificações (Foto: Gabi Cenciarelli)

Na operação foram empenhados três caminhões de combate a incêndio, além de viaturas de apoio e reserva de água. As equipes foram distribuídas em diferentes pontos do terreno e regiões próximas, como a Secretaria Estadual de Educação e a DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento) Cepol, para evitar que as chamas se alastrassem.

Segundo o tenente, a impressão de que o fogo foi ainda maior ocorreu porque parte das chamas atingiu as copas das árvores. “Dá uma potencializada no incêndio quando pega nas copas”, disse.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.