ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Fogo em terrenos vizinhos derrete forro e danifica ar-condicionado de condomínio

Moradores do Residencial José de Alencar 3 denunciam danos provocados por incêndio em terreno baldio

Por Maria Gabriela Arcanjo | 17/10/2025 15:47


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores do Condomínio Residencial José de Alencar 3, em Campo Grande, denunciam danos estruturais e a eletrodomésticos causados por incêndios em terrenos vizinhos. Os episódios ocorreram entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17), afetando duas áreas inabitadas de aproximadamente 100 metros quadrados cada. Segundo a síndica Isabella Ortiz, as chamas derreteram o forro de PVC de um dos blocos, e um ar-condicionado foi danificado. Moradores suspeitam que o proprietário dos terrenos seja responsável pelos incêndios, prática que, segundo eles, é recorrente desde julho de 2024 para limpeza do mato.

Moradores do Condomínio Residencial José de Alencar 3, no Jardim Monte Alegre, enfrentam incêndios recorrentes em terrenos que cercam o local. Residentes relatam danos às estruturas dos prédios e até a eletrodomésticos. O caso foi sugerido pelo canal Direto das Ruas.

Segundo a arquiteta e síndica Isabella Felina Lopes Ortiz, de 27 anos, o condomínio divide muro com dois terrenos inabitados: um na lateral, na Rua Barrabás, e outro nos fundos, na Rua dos Pereiras. Ambos têm cerca de 100 metros quadrados. Por volta das 10h de ontem, a área lateral começou a pegar fogo. Hoje, aproximadamente às 11h, o incêndio voltou a ocorrer, agora nos fundos.

Fogo em terrenos vizinhos derrete forro e danifica ar-condicionado de condomínio
Parte do forro de PVC de um dos blocos aqueceu tanto que caiu (Foto: Reprodução/Direto das Ruas)
Fogo em terrenos vizinhos derrete forro e danifica ar-condicionado de condomínio
Destroços do forro (Foto: Reprodução/Direto das Ruas)

O fogo se alastra tanto que chega a causar danos ao condomínio e até aos apartamentos mais próximos dos terrenos. Isabella comenta que as chamas de hoje chegaram a derreter o forro de um dos blocos. Parte da estrutura de PVC se desprendeu e caiu no chão.

A comerciante Dália Fabrícia Oliveira, de 29 anos, relata que as chamas de ontem foram tão intensas que chegaram a danificar um ar-condicionado instalado em um dos quartos de um apartamento no primeiro andar. “Fiquei muito assustada e nervosa. Pedia socorro aos bombeiros pelo telefone”, conta.

Entre os moradores, a suspeita é de que o próprio dono dos terrenos ateie fogo para limpar o mato. “A gente vê o mato crescer e já sabe que vai acontecer. Foi assim no ano passado também”, diz a síndica. Ainda conforme Isabella, desde julho de 2024 já foram registrados três incêndios nas duas áreas. “Além disso, o terreno da frente, que não faz divisa com o condomínio, já pegou fogo duas vezes.”

A arquiteta afirma ter visto um homem no terreno da Rua dos Pereiras durante um dos incêndios no ano passado e que um bombeiro teria conversado com o proprietário na ocasião. Em todas as ocorrências desde o ano passado, o Corpo de Bombeiros foi acionado por diversos moradores.

Segundo os relatos, os incêndios desta semana cessaram por volta das 14h, mas anteriormente a fumaça só parava no dia seguinte.

A reportagem entrou em contato com o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), mas não obteve retorno sobre a situação. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.