ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Fonoaudiólogo usava brincadeira e doces como recompensas para abusar de crianças

De nove casos que chegaram até a delegacia, polícia confirmou que em quatro deles houve abuso sexual

Dayene Paz e Bruna Marques | 16/03/2022 12:00
Psicóloga da Depca conversou com a reportagem nesta manhã. (Foto: Bruna Marques)
Psicóloga da Depca conversou com a reportagem nesta manhã. (Foto: Bruna Marques)

A Polícia Civil confirmou quatro casos de abuso sexual envolvendo o fonoaudiólogo Wilson Nonato Rabelo Sobrinho, preso na semana passada por suspeita de estuprar crianças durante os atendimentos. O que pode dificultar a identificação de mais vítimas é o fato de que o suspeito agia como uma brincadeira durante os crimes. "A criança, às vezes, não reconhece aquilo como violência."

O relato é da psicóloga da Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), Vanessa Machado, profissional que está ouvindo os relatos dos menores desde a prisão em flagrante do suspeito no dia 9 de março, em Campo Grande.

Mesmo com dificuldade na fala, uma das crianças relatou que o suspeito oferecia pirulito, bala ou chiclete. "A criança entrava, ele já estava sentado e pedia para ficar em silêncio, fazendo gesto com os dedos na boca", revela a psicóloga. "Em seguida, pediu se podia tocar e a criança então colocou a mão na hora que levou na genitália. O fonoaudiólogo fez novamente o sinal de silêncio e colocou a mão por dentro da cueca".

Em outro caso, o homem pediu para uma vítima colocar a própria máscara nos olhos. "Sempre brincando, aparentando não ser algo fora do comum, deixando amostra que ele teria uma recompensa". Vanessa afirma que nesses casos, algumas crianças podem não reconhecer aquilo como uma violência.

Diante disso, mesmo com a gravidade do caso, para identificar outras vítimas, os pais devem saber lidar com os filhos, alerta a profissional. "Liberdade de trocar informações e não levar isso como peso ou algo errado. Elas acabam tendo receio de não contar aquilo que está acontecendo se os pais são muito duros e incisivos na criação. Então, é necessário dar abertura dentro de cada faixa etária, deixar essa abertura para que as crianças se abram."

A delegada Fernanda Mendes, que está à frente do caso, comentou que são traumas que ficam no inconsciente. "Não há o esquecimento. Pode existir no futuro uma lembrança sem dor, uma superação desse trauma, mais esquecer jamais". A psicóloga complementou que o trauma fica no inconsciente. "Um registro que em determinado momento vai aparecer, vai despertar na criança ou na vida adulta. Principalmente, em relacionamento aflora a imagem do que aconteceu", finalizou.

Investigação - Segundo a delegada Fernanda, a polícia percebeu que quanto menor a criança era, mais agressivo o fonoaudiólogo agia na violência sexual. Ele pedia para que as crianças se deitassem na maca e cometia o crime. "A conduta libidinosa em regra se repete, que é passar a mão no órgão genital por dentro do short."

Fonoaudiólogo no momento em que foi levado para delegacia na semana passada. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Fonoaudiólogo no momento em que foi levado para delegacia na semana passada. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Para algumas mães, ele chegava a mandar mensagem no WhatsApp perguntando se o filho falou tudo que aconteceu na sessão. "Tentava extrair se a criança tinha falado sobre o crime", afirmou Fernanda. Wilson será interrogado pela polícia nesta quinta-feira (17).

Quatro vítimas - A delegada explicou que, até o momento, nove pais procuraram a delegacia e quatro casos de abuso sexual já foram confirmados, um deles foi flagrante no dia 9 de março. A partir daí, outras vítimas começaram a aparecer.

Os pais de crianças entre 2 a 5 anos procuraram a delegacia, mas pelo fato de que já fazem tratamento da fala, não conseguiram relatar abuso. A orientação é que os pais procurem um tratamento psicológico continuado, a partir daí, as crianças podem dizer se houve algum tipo de abuso sexual.

Nesta terça-feira (15), a delegada revelou que intimou o proprietário da clínica para prestar depoimento na delegacia. Também pediu a relação de todos os pacientes infantis atendidos pelo fonoaudiólogo suspeito de estupro. As crianças estão sendo chamadas para depor no setor psicossocial da delegacia.

Nos siga no Google Notícias