Governo lança protocolo de atenção às mulheres vítimas de violência
Tema é discutido no 1º Simpósio Estadual de Saúde da Mulher, iniciado hoje

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) assinou, hoje (5), termo de compromisso com o Governo do Estado para apoiar a expansão do Protocolo Estadual de Atenção à Vítima de Violência, lançado nesta manhã, no auditório da associação. Atualmente, 47 cidades já tem coordenadoria voltada para esse trabalho.
O tema é discutido no 1º Simpósio Estadual de Saúde da Mulher, iniciado hoje, com a presença de diversas autoridades. Segundo o presidente da Assomasul, o prefeito de Nioaque, Valdir Couto Júnior, a meta é estender o atendimento a 32 municípios.

“As mulheres são a maioria entre nós e as que mais utilizam o SUS (Sistema Único de Saúde). O corpo da mulher é totalmente diferente do homem, é mais sensível, necessita de mais atenção e ainda existem nos dias de hoje, vários casos contra as mulheres. Então, isso vai trazer mais segurança às mulheres. Assomasul está de portas abertas para atender as subsecretarias e a Secretária de Saúde”, disse.
Com o simpósio e a expansão do trabalho, o governo espera aumentar a divulgação para que as mulheres saibam que podem procurar ajuda quando forem vítimas, de acordo com a gerente da Saúde da Mulher da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Hilda Guimarães.
“É para que as mulheres que sofreram sejam acolhidas na rede pública. É importante divulgar o serviço que hoje existe no Estado, para que as mulheres recebam todo acompanhamento necessário”, comentou a gerente.
O simpósio vai até amanhã (6) com a participação de especialistas e gerentes da rede pública. Clique aqui para ver a programação.