Guarda vai armar mais 100 homens com pistolas .40 e revólveres 38
Em agosto, 220 guardas da Capital já haviam sido formados pela PRF para poder portar armas de fogo

A Sesdes (Secretária Especial de Segurança e Defesa Social) de Campo Grande publicou na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial a abertura de 100 vagas em seleção interna para guardas municipais que poderão portar armas de fogo durante o trabalho, assim reforçando as ações de segurança pública na Capital.
Conforme o edital, esse é o terceiro processo seletivo realizado pela prefeitura para capacitar guardas civis metropolitanos já efetivos como servidores públicos municipais para utilizar armamento letal no dia a dia em Campo Grande.
No caso, as armas são pistolas calibre 38 e pistolas .40, que serão utilizadas pelos 100 melhores classificados na seleção. Além disso, haverá ainda 50 cadastrados em reserva que pode ser acionada à critério da Guarda Municipal.
Entre os requisitos exigidos dos candidatos, está ser ocupante do cargo de guarda municipal há três anos em efetivo serviço, além de possuir Ensino Médio completo e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no mínimo nas categorias A, B ou AB.
O candidato também não pode ter sido alvo de pena de suspensão administrativa na corporação nos últimos dois anos, além de não possuir certidão criminal positiva e boa saúde e aptidão física e mental, comprovadas em exame pericial.
Os demais detalhes sobre o edital de seleção interna podem ser consultados a partir da página 20 do Diogrande de hoje, acessado em formato PDF a partir deste link.
Troca de armamento - A Guarda Municipal começou a trocar os famosos "três oitão" por pistolas .40 em agosto. A solenidade de marcou tal mudança foi realizada durante a formatura de 220 servidores treinados para atirar com as armas mais potentes. Sete deles receberam simbolicamente as pistolas.
Os demais agentes, que ainda aguardam a liberação dos portes pela PF (Polícia Federal), devem trocar de arma até o fim do próximo ano. "Vamos licitar a compra de mais armamento e até o final de 2022, todos estarão usando a .40", frisa o secretário especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja.
O curso de capacitação para uso de armas de fogo foi oferecido pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). O prefeito Marquinhos Trad (PSD) comemorou e tratou como evolução da tropa, a partir de investimentos da prefeitura.
"Há alguns anos havia uma briga entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda. Era como se uma farda valesse menos. Hoje, temos um equilíbrio e respeito. Estamos tentando melhorar, equipando, armando e preparando", destacou.
As pistolas .40 estão entre as mais usadas na segurança pública. As armas foram desenvolvidas nos anos 70 a pedido do FBI após dois agentes serem mortos em perseguição a fugitivos. A situação fez com que fosse preciso de um armamento com maior "poder de parada", que é a capacidade de fazer o criminoso cessar a agressão.