ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

HU tenta emprestar sedativos de outros estados para manter pacientes intubados

O lote previsto para acabar no sábado foi recebido do Hospital Regional, onde há medicamento até dia 1º

Lucia Morel | 25/03/2021 17:37
Paciente intubado na Santa Casa. (Foto: Santa Casa/Arquivo)
Paciente intubado na Santa Casa. (Foto: Santa Casa/Arquivo)

Com estoque de medicamentos para sedação de pacientes intubados apenas para os próximos dois dias, o HU (Hospital Universitário) de Campo Grande recorre a tentativa de empréstimo desses remédios com outros estados. Emprestar de clínicas e hospitais de Mato Grosso do Sul já estava acontecendo.

O lote previsto para acabar no sábado foi recebido do HR (Hospital Regional) e segundo a assessoria da unidade hospitalar, “as equipes estão estudando métodos com medicamentos alternativos para sedação”. O remédio mais comum nesses casos está escasso em todo Brasil.

O HU informou ainda que além do empréstimo de outros hospitais ou estados, caso ocorra, há processos de licitação em andamento para aquisição do produto, “no entanto, devido à escassez de abastecimento, muitos fabricantes não estão entrando no processo”.

No HR, a situação é semelhante, com estoque para os próximos sete dias. Apesar de terem medicamentos para receber, as entregas, segundo a direção do hospital, têm sido feitas de forma fracionada, “pois eles (empresas) também não tem o quantitativo para entregar tudo”, disse Rosana Leite, diretora do hospital.

Para ele, a situação literal é de “um dia de cada vez”, e lembra que “a situação é igual em todo o Brasil”.

Nos siga no Google Notícias