ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEGUNDA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

HU tenta emprestar sedativos de outros estados para manter pacientes intubados

O lote previsto para acabar no sábado foi recebido do Hospital Regional, onde há medicamento até dia 1º

Por Lucia Morel | 25/03/2021 17:37
Paciente intubado na Santa Casa. (Foto: Santa Casa/Arquivo)
Paciente intubado na Santa Casa. (Foto: Santa Casa/Arquivo)

Com estoque de medicamentos para sedação de pacientes intubados apenas para os próximos dois dias, o HU (Hospital Universitário) de Campo Grande recorre a tentativa de empréstimo desses remédios com outros estados. Emprestar de clínicas e hospitais de Mato Grosso do Sul já estava acontecendo.

O lote previsto para acabar no sábado foi recebido do HR (Hospital Regional) e segundo a assessoria da unidade hospitalar, “as equipes estão estudando métodos com medicamentos alternativos para sedação”. O remédio mais comum nesses casos está escasso em todo Brasil.

O HU informou ainda que além do empréstimo de outros hospitais ou estados, caso ocorra, há processos de licitação em andamento para aquisição do produto, “no entanto, devido à escassez de abastecimento, muitos fabricantes não estão entrando no processo”.

No HR, a situação é semelhante, com estoque para os próximos sete dias. Apesar de terem medicamentos para receber, as entregas, segundo a direção do hospital, têm sido feitas de forma fracionada, “pois eles (empresas) também não tem o quantitativo para entregar tudo”, disse Rosana Leite, diretora do hospital.

Para ele, a situação literal é de “um dia de cada vez”, e lembra que “a situação é igual em todo o Brasil”.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário