Idosa internada por pneumonia tem contato com paciente covid e revolta família
Família desconfia que idosa possa ter sido infectada por colega de enfermaria e reclama da conduta de hospital

A família de Eugênia Lima Osmar, 91 anos, questionou o atendimento do hospital Procon, no bairro Chácara Cachoeira, depois que ela foi internada para tratamento de pneumonia. No relato deles, a idosa ficou no mesmo quarto por dias com outra paciente posteriormente diagnosticada com a doença, mas não foram informados disso pelo hospital.
A autônoma Fernanda Osmar Gomes, 37 anos, conta que a avó foi internada no dia 2 de julho para tratamento de pneumonia e, por um dia, ficou na ala destinada aos pacientes com suspeita de covid. Exame de tomografia foi feito e, sem constatar a doença, ela foi transferida para enfermaria no 1ª andar.
Neste quarto, segundo Fernanda, foi dividido com outra pacientes, uma mulher que se recuperava de cirurgia. “Depois de um dia ela foi transferida e ficamos sabendo que ela estava com covid”, disse, explicando que a mulher é amiga de uma prima e mandou mensagem, se desculpando por ter contraído covid-19 e ter ficado no mesmo quarto que a idosa.
Fernanda disse que os familiares questionavam o motivo do hospital não ter informado da infecção de pessoa que estava próxima da idosa. “Eles não quiseram fazer exame, não desinfectaram o quarto, nada”, reclamou. “Falaram que não tinha necessidade de fazer teste, só se tivesse sintomas”, completou.
Ontem, a idosa teve piora no quadro respiratório. O exame para detecção da doença foi realizado, mas, até agora, eles não foram informados do resultado.
A primeira informação repassada pela família é que ela teria sido levada para UTI Covid. Em novo contato com a reportagem, Fernanda informou que a idosa não foi intubada, sendo levada para sala de observação e que deve ser transferida até amanhã para quarto. O resultado do exame ainda não foi divulgado.
Em contato com assessoria do Proncor, a resposta é que o hospital está seguindo todos os protocolos de biossegurança e seguindo a recomendação dos órgãos competentes. Sobre os exames e a possível infecção por covid da idosa, a informação é que estado de saúde está sendo tratado diretamente com a responsável pela paciente.
#matéria atualizada às 11h57 para acréscimo e alteração de informações.